O champagne só pode ser produzido em uma região específica da França chamada Champagne, centralizada entre Reims e Épernay.
O que torna o champagne algo especial é o terroir, essa região desfruta de um clima no qual as clássicas variedades de uva para vinho espumante, a Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, dão seus melhores resultados.
O clima frio intensifica o sabor e mantém a acidez e o frescor. As adegas frias, úmidas e escuras, algumas delas com muitos séculos de idade, contribuem para a conservação destas qualidades. E acima de tudo, está o característico chão calcário, que mantém a umidade e concede elegante e peculiar caráter mineral á uva.
Na região de Champagne encontra-se milhares de pequenos produtores (mais de 19.000), muitos deles com somente um ou dois hectares de terra. Estes pequenos agricultores produzem as uvas que os grandes produtores necessitam para criar seus vinhos complexos.
Os dezessete melhores lotes de cultivo estão agrupados sob a denominação Grand Cru e produzem somente Chardonnay e Pinot Noir. Há também 43 lugares classificados como Premier Cru, que fornecem quase um quarto da produção de Champagne. Em alguns lugares, há vinhedos classificados ao mesmo tempo como Grand e Premier Cru, porque cultivam diferentes variedades de uvas.No entanto, há também uma quantidade admirável de champagne que não têm um renome especial. Muitos são produzidos por cooperativas e por viticultores individuais que cultivam os próprios vinhedos. Há portanto, milhares de marcas divesras. Muitas delas comercializadas com seu próprio rótulo por comerciantes, supermercados e restaurantes.
Pode-se encontrar champagne barato, mas muitos são ruins. Uma dica para economizar dinheiro e adquirir um champagne, sem comprometer a qualidade é procurar pelas letras RM no rótulo (abreviação de Récoltant - manipulant, que significa, em francês, colhido e elaborado). Esses champagnes são produzidos por estes produtores, possuem preço baixo porque não tem o mesmo cachê, como as grandes marcas.
Semana que vem veremos como é feito o champagne.
Espero vocês.
Leia também Vinhos Espumantes e Regiões Produtoras
Nenhum comentário:
Postar um comentário