Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparado Talharim ao molho de abóbora cabotiá. Um prato super fácil de preparar com um sabor surpreendente.
O molho leva creme de leite, a abóbora cabotiá contribui ainda mais com sua cremosidade, além do dulçor que proporciona a preparação.
Provando que não são somente as sobremesas que combinam com o Espumante Moscatel, escolhi um exemplar da vinícola Garibaldi, para nossa harmonização, um espumante que acumula premiações, o qual casou perfeitamente com a doçura da abóbora ao mesmo tempo que se contrapôs ao toque salgado do queijo parmesão, por fim sua boa acidez equilibrou a gordura do prato.
Espumante Moscatel Garibaldi - Garibaldi - Rio Grande do Sul
Produzido pelo método italiano Asti com as uvas Moscato Branco e Moscato Giallo, espumante branco doce, de pouco teor alcoólico, com aromas bem presentes de flores e frutas brancas, boa cremosidade, a doçura é balanceada pela acidez deixando-o leve e refrescante em boca.
Aqui no Brasil, Espumante Moscatel são todos aqueles produzidos a partir de cultivares de Vitis Vinifera aromáticas de sabor moscato, elaborados pelo Método Asti de fermentação.
Porém a técnica Asti é de origem controlada (DOCG), somente os espumantes produzidos no Piemonte - Itália podem estampar Asti em seus rótulos. Portanto, espumantes elaborados em outros países com a técnica Asti, recebem a denominação Espumante Moscatel ou Espumante Moscatel elaborado pelo método Asti.
Dito isso, vamos entender um pouco mais sobre o Método italiano Asti de elaboração.
O Método Asti utiliza a técnica do Método tanque (Charmat) porém com uma única fermentação, onde conserva no vinho o aroma natural característico da uva Moscato.
"Neste tipo de fermentação esmagam-se as uvas e coloca-se o mosto em grandes cubas (autoclaves), resfriando-o até quase congelar e assim impedindo a fermentação imediata. Depois o vinho é fermentado em lotes, à medida do necessário, preservando-se assim a sensacional fruta das uvas. Esse processo ocorre em enormes cubas pressurizadas e seladas, que prendem o dióxido de carbono natural e fazem com que ele se dissolva novamente no vinho (esse dióxido de carbono que fica preso se transforma na bolhas do vinho). Quando o vinho alcança 7% a 9% de álcool e restam 3% a 5% de açúcar natural da uva, ele é gelado para estabilizar, centrifugado para remover as leveduras existentes e depois engarrafado. Nessa ocasião, o espumante é imediatamente liberado para ser consumido fresco e vivo."
Que tal degustar um Espumante Moscatel e preparar este maravilhoso Talharim? Eu como sempre, contribuo com a receita:
Talharim ao molho de abóbora cabotiá
Ingedientes:
1 pacote de macarrão tipo talharim
1 abóbora cabotiá sem sementes cortada em quatro partes
1 caixa de creme de leite
2 colheres (chá) de sal
pimenta-do-reino a gosto
1 colher de manteiga
400 gramas de queijo parmesão ralado na hora
Preparo:
Em uma panela coloque a abóbora com água suficiente para cobri-la e deixe cozinhar até que amoleça.
Escorra-a e retire toda a polpa com uma colher.
Coloque-a de novo na panela, acrescente a manteiga, o sal, a pimenta e o parmesão e deixe no fogo até que ferva.
Acrescente o creme de leite e misture até ficar bem homogêneo.
Misture ao macarrão já cozido e escorrido, se necessário use uma concha da água do cozimento do macarrão para incorporar mais o molho á massa.
Dica: Guarneça com cubos de abóbora cozidos e passados levemente na frigideira com azeite e temperados com sal e pimenta.
Você sabia...
Moscatel (português), Muscat (francês) ou Moscato (italiano) são a mesma variedade de uva. Na realidade, a Moscatel não é apenas uma variedade de uva, mas sim uma grande família que cresce no mundo inteiro, é considerada a mais velha videira conhecida, com mais de 100 tipos de uvas, algumas brancas outras tintas, mas todas com aroma e doçura característicos.
Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é a cidade que produz mais de 50% de toda uva Moscatel nacional. Na cidade acontece anualmente desde 2010, o Festival do Moscatel, tradicional evento enogastronômico que oferece ao publico, cardápio especial e bebidas á vontade, muitas delas premiadas internacionalmente, fornecidas pelas vinícolas da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (AFAVIN).