sábado, 22 de maio de 2021

Prepare um nhoque diferente


 

Beber, Comer e Amar...
Atendendo a pedidos vamos rever um dos pratos mais visualizados no BCA.
Má na cozinha preparando Gnocchi Alla Romana.
Prato antigo da região de Lazio, que se tornou famoso em toda a Itália por causa de sua simplicidade e seu gosto.
A diferença do Gnocchi alla romana com todos os outros, é a presença da semolina que é combinada com leite, gema de ovo, manteiga e queijo Parmigiano Reggiano ralado. Em restaurantes tradicionais são oferecidos às quintas-feiras e, como nas melhores tradições, a receita é transmitida de geração em geração, apesar de algumas modificações.
Um prato rico e saboroso, que não ficou tão untuoso quanto parecia, por esse motivo escolhi para harmonizar um vinho branco fresco porém um pouquinho mais intenso, para aumentar a força do prato e proporcionar o equilíbrio certo.



Optei por um branco de Friuli- Venezia Giulia, em geral chamada simplesmente de Friuli. Essa região fica na ponta nordeste da Itália, e parece "psicologicamente" mais perto da Áustria e da Alemanha do que, de Roma.
Segundo especialistas os vinhos de Friuli têm precisão, foco e domínio e, entre todos os vinhos de Tre Venezie, eles podem ser os mais germânicos. Na maioria são cortes de variedades nativas como Ribolla Gialla, Tokai Friulano, com variedades internacionais como Pniot Grigio, Sauvignon Blanc, Pinot Blanc e Chardonnay.
O Exemplar de hoje da Fontanafredda o Gia Bianco IGT da região de Colli Orientali del Friuli é elaborado com Malvásia Istriana, Ribolla Gialla e Pinot Grigio, seus aromas bem presentes de frutas amarelas como abacaxi e cítrica da á boca um sabor pronunciado e sua acidez vivaz faz o fechamento perfeito.
Que tal se transportar para a Itália fazendo essa combinação? Eu como sempre, contribuo com a receita.


Ingredientes para o gnocchi
250 gramas de semolina
1 litro de leite
100 gramas Parmigiano Reggiano ralado na hora (na falta qualquer outro parmesão)
50 gramas de manteiga
2 gemas
Sal, noz-moscada e pimenta a gosto.
Ingredientes para gratinar
40 gramas de manteiga derretida
40 gramas de Parmigiano Reggiano ralado

Preparo do gnocchi
1. Coloque o leite em uma panela grande e aqueça com sal, pimenta e noz-moscada.
Quando atingir a primeira fervura, adicione a semolina (como chuva) e mexa continuamente para evitar a formação de grumos com um batedor durante alguns minutos até engrossar.
Retire do fogo, adicione a manteiga até obter uma mistura homogênea.
2. Adicione as gemas, o parmesão ralado e misture até ficar uniforme.
Transfira a massa para uma assadeira untada com um pouco de óleo e alise-a com um auxílio da parte de trás de uma colher úmida para obter uma superfície de 1cm de espessura. Deixe esfriar.
3. Com um cortador circular de 4 cm (ou mesmo um copo ) corte discos e gradualmente disponha-los  sobrepostos em um refratário untado com manteiga.
Pincele manteiga derretida em  cima de todos os discos e polvilhe com queijo parmesão.
Asse em forno preaquecido a 180 graus durante 15-20 minutos e depois aumente a temperatura do forno e asse por mais 5 minutos ou até dourar.

Você sabia...
Quando ouvimos a palavra nhoque, logo pensamos no nhoque feito de batatas. Na Itália, no entanto, os nhoques vêm em uma variedade de formas. O pão de sobra é usado para fazer o Conederli cúbico fervido do Trentino-Alto Ádige. Na Toscana e no Piemonte, os "bolinhos" respectivamente chamados Gnudi e Rabaton são feitos com vegetais cozidos e ricota. No sul de Nápoles, o nhoque de batata é frequentemente assado com molho de tomate, mussarela e manjericão.
E em Roma, os habitantes locais mantêm-se quentes nos meses mais frios, preparando o Nhoque Alla Romana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário