quinta-feira, 19 de novembro de 2020
O novo Beaujolais chegou!
A meia-noite e um minuto da terceira quinta-feira de novembro, é lançado simultaneamente em todo o mundo a safra atual do Beaujolais Nouveau.
O Beaujolais Nouveau (também chamado Vin Primeur - Primeiro Vinho) é o Beaujolais comum, elaborado com a casta Gamay e produzido em sua totalidade por maceração carbônica, em geral de distritos menores, e deve ser desfrutado como a celebração da colheita.
As uvas destinadas ao Nouveau podem vir da denominação Beaujolais, ou melhor, da denominação Beaujolais-Village. No entanto, as uvas Beaujolais Crus das dez importantes aldeias do norte jamais são usadas.
Em 1985, o Institut National des Appéllations d'Origine (INAO) estabeleceu a terceira quinta-feira de novembro como data uniforme para o lançamento desse vinho.
O Nouveau destinado à exportação pode ser embarcado antes da terceira quinta-feira, para que esteja nas lojas antes do primeiro minuto daquele dia, quando se começa a beber o vinho. Sendo que, não pode ser vendido pelos negociantes ou por seus produtores após o dia 31 de agosto do ano seguinte.
Um vinho ao mesmo tempo delicado e pouco refinado, ao estilo de suco de uva e fácil de ser bebido.
Assim como o Beaujolais comum, existe o Nouveau melhor e pior. Excessivamente manipulado, barato e comercial, o Nouveau pode ter sabor de picolé vermelho derretido. o Nouveau de boa qualidade tem uma certa exuberância de frutas silvestres. O seu charme é o caráter inocente que ainda não chega a ser de um vinho.
A maioria do Nouveau é alegremente consumida durante o mês do seu lançamento, quando os sabores frescos, verdes e vinosos estão em pleno vigor.
Com pré-vendas nas grandes importadoras que começam a entregar e comercializar o vinho exatamente na hora e dia marcados.
Porque os Beaujolais Noveau possuem odor de banana?
Conhecida como Maceração Carbônica, a vinificação dos Beaujolais acomoda bagos inteiros de uvas da casta Gamay em cubas hermeticamente fechadas, sob pressão.
Nestas condições, as enzimas da popa são ativadas, verificando-se no interior do bago, nos dez primeiros dias, uma tímida transformação de açúcar em álcool com formação interna de gás.
É a fermentação intracelular que cessa com a asfixia natural das células da polpa. O teor de ácido málico diminui enquanto se forma a glicerina e outros compostos, entre eles o acetato de isoamila com seu odor de "banana amassada"
Com o esfacelamento dos bagos por pressão interna e pelo peso dos de cima, as leveduras passam a agir, agora sim, obtendo-se no final um vinho brilhante, frutado e leve, de pouca estrutura e vida breve, logo engarrafado e lançado no mercado.
Le Beaujolais Nouveau Est Arrivé!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário