quarta-feira, 14 de novembro de 2018
Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Évora
Évora é um queijo curado semiduro (cura minima 30 dias) , feito com leite de ovelha não pasteurizado, proveniente da cidade de Évora, no sul de Portugal.
Conhecido pelo seu sabor único, o queijo Évora preservou a forma tradicional de produção e faz parte das principais tradições alentejanas de produção de queijo.
É amplamente consumido por lá e também em Lisboa, que tem uma grande população que migrou do Alentejo.
Foi criado como forma de conservar o leite de ovelha para consumo posterior, os queijos eram armazenados em Talhas de barro, que eram muito comuns nas Quintas alentejanas do distrito de Évora.
O queijo Évora é protegido pela DOP, o leite usado para sua elaboração é o de ovelhas Merina branca. A produção deste queijo começa em novembro e tem seu pico em março e abril quando a produção de leite está no auge.
O queijo é de cor amarela clara, com uma casca amarelada que escurece com o contato com o ar.
O corte revela uma pasta amarela macia, fechada e bem ligada.
Os sabores espelham as pastagens verdes e a flor de cardo usada para coagular o leite.
Ela passa um sabor ligeiramente amargo, mas não desagradável para o queijo. Isto é contrastado por notas salgadas e frutadas e um sabor cítrico. À medida que o Évora envelhece, estes sabores tornam-se mais distintos e dominantes.
Quando o assunto é queijo opte por um branco do Alentejo como os brancos de Évora.
Você sabia...
Évora
Durante o final do século XIX, Évora gozou de um grande prestígio, tendo sido reconhecida como uma das sub-regiões mais vistosas e admiradas do Alentejo, berço de muitos dos vinhos mais cobiçados da região. A filoxera e a campanha cerealífera do Estado Novo quase suprimiu por inteiro a vinha na sub-região.
No final da década de 80 Évora renasceu para a viticultura. A paisagem é dominada pelos solos pardos mediterrânicos, numa paisagem quente e seca.
No vinho branco de Évora, você encontra frescura e tropicalidade, complementadas por aspectos de complexidade que o estágio em madeira e a composição de castas confere, ideal para queijos da região.
Fonte: CVRA.
Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Emite
Assinar:
Postar comentários (Atom)
HUmmmmm deve ser delicioso.
ResponderExcluirCertamente!
ExcluirBeijos