quarta-feira, 7 de novembro de 2018
Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Ermite
Ermite - Queijo canadense de Quebec.
A abadia de Saint-Benoit-du-Lac foi fundada em 1912 por um grupo de monges beneditinos exilados da França.
Em 1943, construíram uma instalação de produção de queijos, o Ermite foi o primeiro queijo criado pela Abadia e ainda está em alta demanda hoje.
Ermite também chamado de Bleu Ermite, é um queijo prensado e não cozido, de mofo azul, elaborado com leite de vaca pasteurizado.
Tem casca úmida e fina e pasta cremosa com distribuição uniforme de veios azuis esverdeados profundos.
O aroma é gramíneo, herbáceo, cogumelos, com notas de doçura e terrosidade. O sabor é a incorporação de seus aromas, além de ser um pouco picante.
Ermite é envelhecido por cinco semanas, período durante o qual, desenvolve sua casca natural. Pouco antes de ser liberado para venda esta casca é lavada.
Quando o assunto é vinho, opte por um Icewine canadense pois o queijo que é inerentemente salgado combinado com a doçura de um Icewine, cria um equilíbrio perfeito.
Você sabia...
Icewine
Acredita-se que o primeiro Icewine tenha sido inventado na Alemanha no final dos anos 1700, a descoberta foi acidental.
Devido a um inverno muito rigoroso em 1794, os produtores de vinho da Francônia, Alemanha, em virtude da necessidade, colheram e vinificaram as uvas congeladas.
Somente em 1800, no entanto, que o Icewine foi intensionalmente produzido, na região de Rheingau.
A Alemanha continua produzindo Icewine, mas seus invernos moderados nem sempre fornecem o tempo frio necessário para congelar as uvas.
Hoje, o Canadá é reconhecido como o maior produtor mundial de Icewine, alguns dos melhores exemplares vêm de lá, principalmente da província de Ontário.
A produção do Icewine só pode acontecer em áreas com condições meteorológicas abaixo de zero. Para produzir o Icewine, as uvas são deixadas nas videiras até uma temperatura sustentada de -8 graus Celsius ou abaixo, momento em que são colhidas manualmente. De lá, elas devem ser pressionadas antes de descongelarem,.
O resultado é um suco rico em açúcar e ácidos.
As variedades de uvas mais populares para fazer Icewine no Canadá são Riesling, Vidal e Cabernet Franc. Você também pode encontrar Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Gewurztraminer usadas em alguns lotes pequenos.
Para ser rotulado como Icewine, existem certos requisitos que devem ser atendidos, que são monitorados pela VQA , e se relacionam com variedade de uvas, procedimento de colheita e produção do vinho.
Icewines feito a partir da variedade Vidal são conhecidos por sua afinidade com os sabores de mel. Além de aromas de tangerina, damasco e abacaxi; quando envelhecem em carvalho, Vidal assume tons ricos de baunilha, amêndoas e pão fresco.
Icewines à base de Riesling são conhecidos pela sua acidez e notas minerais. Seus tons alaranjados e cítricos vívidos combinam com uma variedade de texturas e sabores.
Icewines feitos à base de Cabernet Franc produz os aromas clássicos de morango assado.
Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Epoisses
Assinar:
Postar comentários (Atom)
È de dar água na boca.
ResponderExcluirVerdade Elisete!
ResponderExcluir