quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Fourme d'Ambert
Fourme d'Ambert
É um dos queijos mais antigos da França, a fabricação remota a Idade Média na região Haut-Forez, que manteve um sistema agro-pastoral até a Segunda Guerra Mundial. A produção de Fourme, exclusivamente agrícola na época, era realizada em jasseries (equivalente a chalés alpinos).
No início do século XX, as fábricas de laticínios instalaram-se nas montanhas Forez e depois fora da área tradicional, a oeste de Puy de Dôme, depois no Cantal, no Vale do Dore e finalmente na planície do Loire, atualmente as áreas de Denominação de Origem. AOC desde 1972.
Embora os métodos de produção tenham evoluído, o Fourme continua sendo preparado respeitando a tradição de seu terroir.
O Fourme d'Ambert faz parte da família dos queijos de veio azul, é obtido através de leite de vaca integral pasteurizado.
Sua forma é cilíndrica de 19 cm de altura e 13 cm de largura. Apresenta crosta azul-acinzentada e uma massa brilhante de cor marfim polvilhada com mofo azul, textura suave e untuosa e delicados aromas de vegetação rasteira.
Sua maturação é realizada em adegas úmidas e frescas, o tempo mínimo de afinamento é 28 dias.
Fourme d'Ambert é um dos queijos azuis mais doces, deixando na boca uma agradável sensação frutada.
Quando o assunto é vinho opte por vinhos doces como um Sauternes, um Banyuls, se tiver oportunidade, opte por um vinho regional o Côtes d'Auvergne branco, com sua mineralidade equilibrada, vai harmonizar bem com a cremosidade e a gordura deste queijo.
Você sabia...
AOC Côtes d'Auvergne
Em Puy de Dôme, entre Riom, no norte, e Issore, no sul, os vinhedos de Auvergne se estendem por mais de 53 comunas. A denominação está localizada nas encostas limítrofes da planície de Limagne e nos flancos de Puys (montanhas vulcânicas de Auvergne), entre 350 e 500 metros de altitude..
Gamay é a variedade de uva mais difundida. De acordo com a situação e o tipo de solo, é vinificado em vermelho, principalmente em Chateaugay, ou em rosé em Corent. Também estão presentes a Pinot Noir, e Chardonnay.
Côtes d'Auvergne tem AOC desde 2011.
Os vinhos tintos e rosés podem ser feitos de uma única variedade de uva a Gamay ou de uma mistura de Gamay com Pinot Noir.
A proporção de Gamay deve ser pelo menos 50%.
Existem 5 sub-denominações, cada uma refletindo um terroir ligeiramente diferente.
Boudes - vinho tinto, branco e rosé.
Chanturgue - apenas vinho tinto.
Châteaugay - vinho tinto, branco e rosé.
Corent - vinho tinto, branco e rosé.
Madargues - apenas vinho tinto
Leia também: Queijos- Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Fontina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário