segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Moussaka receita e harmonização

                            


Má na cozinha preparando...
Moussaka um dos pratos gregos que possui um conceito próprio e, quando bem-feita, resulta em verdadeira obra de arte.
Nossa primeira experiência com a moussaka foi fascinante. Certa vez, visitando um restaurante grego super tradicional aqui de São Paulo, após trinta minutos de espera e, varados de fome, nos deparamos com o seguinte prato: (de baixo para cima, na ordem) uma camada da berinjela, a mais macia que já havíamos comido, um molho de carne de cordeiro com especiarias que tomavam o olfato, coberta com um bechamel igualmente aromático, dourado a perfeição. 
Foi paixão à primeira vista e, amor à primeira garfada!
Sempre que temos um tempinho sobrando o Marcelo tenta reproduzir a receita, demanda um pouco de tempo pois a berinjela precisa ficar 12h descansando em água e mais 24h depois de frita, na geladeira drenando, mas vale a espera.
Fica dos Deuses, dos Deuses Gregos! (essa doeu! kkkkkk) 
Então, vá em frente e delicie-se com essa pequena tentação.
Quando o assunto é vinho.
Vamos explorar esses sabores carne moída de cordeiro com tomate e especiarias, o que adiciona profundidade, calor e complexidade.
Berinjela frita que apesar de ficar leve (com o processo de preparo) tem um pequeno amargor, mas aí vem o bechamel com sua cobertura rica e cremosa que adiciona sabor e suavidade.
Aqui o importante é equilibrar o sabor rico do prato com um vinho que ofereça acidez e complexidade ao paladar. A acidez irá equilibrar o sabor intenso da carne e do bechamel, refrescando o paladar.
Um vinho tinto de corpo médio, com taninos redondos, harmoniza bem com a carne de cordeiro, mas lembre-se de escolher vinhos que complementem ou contrastem com as especiarias.
Alguns exemplos:
Agiorgitiko grega - Tipicamente de corpo médio, com sabores frutados maduros, taninos moderados e boa acidez, o que os torna ideais para as camadas ricas da moussaka.
Merlot - Um Merlot brasileiro frutado harmoniza perfeitamente com o sabor intenso da carne. Temos versões com taninos macios, notas de ameixa, cereja e especiarias que caem como uma luva e complementam o calor dos temperos da moussaka.
Já degustamos com brancos também.
Assyrtiko, embora não seja uma escolha tradicional, deu super certo, a acidez refrescante e o caráter metálico da Assyrtiko proporcionou um contraste agradável.
Puxando a sardinha para o nosso lado, um Chardonnay sem passagem por barrica brasileiro pode ser uma ótima pedida, com sua acidez vibrante e sabor frutado suave vai realçar a cremosidade do molho bechamel sem sobrecarregar o prato. Escolha um com esse estilo dentre a diversidade que temos em nosso país.
Seja um vinho grego, brasileiro ou outro de sua escolha, aprecie sua moussaka com um vinho que harmonize com seu sabor rico e complexo e, você descobrirá que essa combinação pode ser uma verdadeira celebração dos sabores mediterrâneos.
Vamos a receita. 
Moussaka - 9 porções - forma de 25x53 - congela super bem
10 berinjelas médias, cortadas longitudinalmente em fatias de 1cm de espessura
2 xícaras de azeite para fritar
200 gramas de queijo grego Kefalotyri ralado (ou qualquer queijo brasileiro de ovelha maturado) = 1 xícara para o bechamel
8 pedaços (cubos) pequenos de manteiga
2 colheres de sopa de sal grosso


Preparo:
Dois dias antes prepare as berinjelas
Coloque-as já cortadas em uma tigela grande com 2 colheres de sopa de sal grosso e cubra com água.
Deixe de molho durante a noite.
No dia seguinte, retire-as do molho e espalhe-as sobre uma toalha por 1 a 2 horas para secarem.
Com elas secas frite-as em lotes numa frigideira grande com azeite aquecido em fogo médio durante 7 minutos, virando-as no meio do cozimento, até ficarem douradas.
Nota: cuidado! se estiverem molhadas irão espirrar.
Escorra as berinjelas fritas em um escorredor grande (do tipo para massas) coloque um prato fundo embaixo do escorredor e deixe escorrer por 24 horas coberta na geladeira; descartando o azeite drenado.
Ingredientes do molho de carne
1 colher de sopa de óleo
1 cebola grande picada
700 gramas de carne magra de cordeiro moída
125 ml de vinho tinto seco
3 folhas de louro
1 pau de canela
pimenta-da-jamaica
pimenta-do-reino
1 lata de tomate pelado (400g)
sal a gosto
Preparo da carne moída:
Aqueça o óleo em uma panela em fogo médio e adicione a cebola cortada em cubos. Refogue em fogo baixo, mexendo frequentemente, até a cebola ficar macia e mudar de cor.
Adicione a carne moída e refogue em fogo médio, desfaça os grumos que se formam.
Depois de cozida, despeje o vinho, adicione o louro, a canela e as pimentas, mexa até tudo se incorporar e o vinho evaporar.
Adicione o tomate pelado e acerte o sal, reduza o fogo ao mínimo e deixe cozinhar por 30 min.
Depois de pronta retire o louro e o pau de canela
Ingredientes do Bechamel:
125 gramas de manteiga - 1/2 xícara
170 gramas de farinha - 3/4 xícaras
1 litro de leite integral
1 xícara de queijo kefalotyri ralado
noz-moscada ralada
pimenta branca moída na hora

Preparo do bechamel
Em uma panela média, em fogo médio-baixo, derreta a manteiga. Retire do fogo. Aos poucos, adicione a farinha, mexendo sempre com um batedor de arame até que os dois ingredientes estejam incorporados, formando uma massa espessa (roux).
Adicione o leite quente aos poucos, mexendo sempre. assim ele não formará grumos. Depois de adicionar todo o leite, leve a panela de volta ao fogo, aumente a temperatura e mexa constantemente até o molho engrossar, 6-10 minutos.
Retire do fogo adicione sal, noz-moscada e pimenta branca.
Composição:
Tenha todos os preparos à mão.
Primeiro, coloque uma camada de berinjela no fundo da forma, polvilhe com queijo kefalotyri e adicione outra camada de berinjelas, seguida de mais queijo.
Distribua toda a carne moída uniformemente sobre eles.
Continue com duas camadas de berinjela/queijo, exatamente como antes, e finalize com bechamel e finalmente os cubinhos de manteiga por cima.
Leve para assar por 40 minutos ou até dourar.

Saúde sempre!
Beijo no coração.
Estamos também no Instagram, passa lá!






Nenhum comentário:

Postar um comentário