terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Dicas - Espumante



Nesta época do ano é comum o consumo de espumante como forma de comemoração.
Aqui no BCA você confere pequenas dicas para tornar sua degustação mais prazerosa.
Os Espumantes são elaborados a partir de duas fermentações alcoólicas, Na primeira, é gerado o vinho base (sem bolhas). Em seguida, ocorre os cortes, é acrescentado açúcar ( xarope extraído de uvas, ou mosto que foi separado e congelado sem fermentar), e  leveduras específicas, para que a segunda fermentação ocorra, desta vez mantendo o gás carbônico gerado.
As duas formas mais utilizadas de se fazer esta segunda fermentação são:
Método Tradicional ou Champenoise essa segunda fermentação ocorre dentro da garrafa.
Método Charmat a segunda fermentação ocorre em autoclaves.
Após esse processo, quando o vinho vai ser engarrafado (no caso do Método Charmat) ou quando é feiro o degorgement (no caso do Método Tradicional) é acrescido ao espumante o "licor de expedição" que vai definir o tipo de espumante que será feito (do extra brut ao doce)
Já o Moscatel espumante resulta apenas de uma fermentação (em autoclaves), gerando uma bebida leve, doce e menos alcoólica.
Na hora de servir
É importante fazer a limpeza das taças corretamente,  resíduos seja de detergente, pano ou papel contaminam o ambiente da taça e inibem a liberação de bolhas e a formação de espuma.
Lembrando que considera-se que a qualidade preliminar do espumante pode ser avaliada de acordo com seu perlage: quanto mais tempo persistir (desprendendo gás) e quanto maior for o número de bolhas e menor o seu tamanho diz-se genericamente que melhor será a qualidade do espumante.
Outra coisa importante é a temperatura de serviço, com a variação decorrente do tipo e estilo do espumante, na média, a temperatura de consumo deve estar próxima aos 8°C, no caso dos Demi-sec ou Moscatéis 6°C , já  um Milléssime , mais velho, se beneficiará a uma temperatura entre 10 e 12°C.
Na hora de harmonizar
As borbulhas compõem um par ideal para  pratos levemente assados ou cozidos ao vapor, ou para alimentos crus, como sushi, porque não os anulam como fariam outros vinhos.
As borbulhas também purificam o paladar, atenuando a untuosidade e uniformidade dos molhos de creme de leite ou proporcionando um refrescante contraste com alimentos fritos ou com os canapés crocantes.
O espumante brut harmoniza com todos os pratos salgados, tome cuidado somente com as saladas temperadas com vinagre, pois o vinagre pode deixar seu espumante com um gosto amargo e metálico.
No caso das comidas com um pouco mais de gordura prefira um espumante mais ácido que limpará a boca.
Já com sobremesas prefira um espumante Demi-sec ou um Moscatel, espumante brut não combina com sobremesas, pois quando combinados com doce tem sua acidez e amargor acentuados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário