quarta-feira, 28 de outubro de 2020

6 dicas para combinar vinho e bacalhau


Ainda fica na dúvida de qual vinho escolher para harmonizar com bacalhau?
Vamos relembrar 6 dicas ja postadas aqui no BCA.
1.  O sal, muito presente no bacalhau,combinado com os taninos do vinho resulta em um sabor metálico na boca, então fique atento, opte por vinhos tintos de médio corpo, frutados e com pouco tanino.
Os tintos evoluídos também harmonizam bem com bacalhau, pois o tempo em garrafa ameniza os taninos.
2. Pratos muito untuosos pedem um vinho com boa acidez, a acidez vai limpar seu paladar, assim nem o vinho e nem o prato irão ficar enjoativos.
3. Nem todos os vinhos brancos combinam com bacalhau, prefira os brancos com passagem por carvalho, pois muitas vezes os sem madeira são leves demais para acompanhar o bacalhau.
4. Espumantes, sempre uma boa aposta, eles limpam o paladar para a próxima garfada e fazem um bom contraponto com o sal.
5. Nas preparações mais cremosas como o Bacalhau as Natas, escolha brancos da uva Alvarinho que passou por madeira, fica divino!
6. Vai preparar um bacalhau ao forno com legumes, cebolas e muito azeite como este que o Marcelo preparou hoje?
Opte por brancos encorpados com madeira, que combinam bem com a untuosidade do prato, ou se preferir tintos frutados, com boa estrutura, pouco tanino e boa acidez para cortar a gordura deixada pelo azeite.
A receita é fácil, basta dessalgar as postas de bacalhau, regar um refratário com azeite extra virgem e ir intercalando batatas cozidas em rodelas grossas, tomate cereja, seguindo com o bacalhau, os pimentões (vermelho e amarelo) e as cebolas.
Faça novamente outras camadas por cima das anteriores sempre regando com azeite. Adicione salsa e ovos cozidos, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 30 minutos. (Para este refratário usamos 500 ml de azeite).

Você sabia...
"O hábito de comer bacalhau chegou ao Brasil pela mão dos Portugueses na época dos Descobrimentos, mas foi com a chegada da Corte Portuguesa, no início do século XIX, que se difundiu mais rapidamente. Em 1808, o rei D.João VI, fugindo do exército de Napoleão Bonaparte, transferiu a sede do reino para o Rio de Janeiro.
Foi nessa época que a Noruega fez a primeira exportação oficial de bacalhau para o Brasil, no ano de 1843. Praticamente 50 anos mais tarde, em 1891, o Jornal do Brasil registrava que os intelectuais desse tempo, liderados por Machado de Assis, se reuniam todos os domingos em restaurantes do Rio de Janeiro para saborearem um autêntico bacalhau do Porto.
Essa cidade foi a primeira a receber e a preparar o bacalhau pescado pelos Portugueses nas águas geladas da Terra Nova, Islândia e Groenlândia. Por tradição cultural, o Brasil passou a identificar com o nome Porto o bacalhau de melhor qualidade."
 
Fonte: O Grande Livro das receitas de Bacalhau


Nenhum comentário:

Postar um comentário