sexta-feira, 13 de outubro de 2017
Principais vinhos da Espanha - Navarra
Navarra está localizada no nordeste da Espanha. Durante a maior parte do século XX, os vinhedos esparsos de Navarra eram dedicados principalmente a uva Garnacha e seus vinhos rosados e tintos fortes, profundos e misturados que ela produzia. Chegou, porém uma revolução na forma de Cabernet, Merlot, Tempranillo e Chardonnay. A Tempranillo ultrapassou a Garnacha na área total, e a Cabernet Sauvignon transformou-se na terceira uva mais plantada na região, ainda que curiosamente poucos vinhos de Navarra dessas novas variedades desfrutem de um sucesso comercial real.
Os blends são o carro-chefe. Embora todas as cooperativas mais importantes continuem a absorver muito da Garnacha comum da região, os melhores produtores voltam-se para os vinhedos mais antigos plantados com as variedades tradicionais de Navarra - Garnacha e Moscatel de Grano Menudo, para produzir seu exemplares de uva única ou aumentar o percentual deles em blends ambiciosos
O sabor dos vinhos exportados de Navarra, obviamente são acarvalhados, mas usando uma paleta completa de variedades espanholas e internacionais. Carvalho francês é usado mais comumente que em Rioja, talvez porque o envelhecimento em carvalho tenha chegado muito mais tarde a Navarra, mas também porque mais do vinhedo seja dedicado a variedade francesa.
As subzonas de Navarra são cinco: Ribera Baja, Ribera Alta, Baja Montaña, Tierra Estella e Valdizarde. Há um mundo de diferenças entre as subzonas quentes, secas e planas de Ribira Baja e Ribera Alta ao sul, que ficam às margens do rio Ebro e precisam ser irrigadas, e o clima do norte, mais frio, com menos vegetação e solo mais variado.
Ribera Alta é consideravelmente mais quente é exposta à influências do Mediterrâneo que Ribera Baja. As melhores Garnachas em Ribera Baja vêm de Fitero. Logo ao norte de Fitero ,Corella ganhou uma reputação pelo excelente Moscatel de Grano Menudo botritizado.
Baja Montaña produz principalmente rosados. Nas subzonas ao norte de Tierra Estella e Valdizarbe, aspectos e elevações são tão variados que seus produtores pioneiros têm de selecionar locais com cuidado extremo. As geadas primaveris e os outonos frios aguardam na espreita por elas. Mesmo assim, foi em Tierra Estella, talvez com a mudança climática em mente, que a Chivite escolheu investir pesado em uma propriedade histórica, Arinzano. O blend de Tempranillo de Arinzano com Cabernet e Merlot é excepcional o suficiente para conseguir o status de Pago, o maior da Espanha: uma denominação de propriedade única. O status Pago é obtido apenas por propriedades com características naturais genuinamente especiais e com um histórico comercial de no mínimo cinco anos.
Fonte: Atlas Mundial do Vinho
Leia também: Principais Vinhos da Espanha - Rueda
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário