sexta-feira, 29 de dezembro de 2017
Principais vinhos da França - Bordeaux (Parte 3)
As comunas de Médoc - Margaux
Margaux, a mais ao sul e maior comuna do Médoc, possui mais propriedades classificadas do que as outras, incluindo o Château Margaux e outras vinte propriedades famosas.
O solo de Margaux é o mais leve e o mais empedrado do Médoc, dando aos melhores vinhos dos melhores anos uma espécie de sublime elegância e refinamento, além de aromas maravilhosos e abundantes. Os melhores vinhos de Margaux são descritos com frequência como uma combinação de poder e delicadeza, dando-lhes uma pomposa reputação.
Os vinhos de Margaux são feitos principalmente com uvas Cabernet Sauvignon, com o apoio de quantidades variadas de outras castas como Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot. O resultado é uma combinação de profundidade, complexidade e elegância.
Esses vinhos são ricos, redondos e refinados, perfil que coloca muitos dos produtores dessa comuna na famosa classificação de 1855 dos melhores vinhos de Bordeaux.
No topo da lista está o Château Margaux um dos nomes mais procurados no mundo do vinho. Mas a sua merecida fama também provoca confusão. É preciso observar que o Château Margaux está localizado na comuna de Margaux, mas não são a mesma coisa. Ao ver Margaux no rótulo, certifique-se de que sabe o que está comprando, e o que está pagando.
O Château Margaux é o único Premier Cru da comuna de Margaux, a família Mentzelopoulos o adquiriu em 1978 e vem fazendo vinhos superlativos desde então.
Château Margaux também produz um dos principais vinhos brancos secos do Médoc: O Pavillon Blanc du Château Margaux, que qualifica-se apenas como um humilde Bordeaux AOC por ser branco.
Outro Château famoso é o Château Palmer Troisìeme Cru, que tem em sua composição uma maior proporção de Merlot.
Há dois outro Margaux excepcionais a considerar: Château Rausan-Ségla (Deuxième Cru), uma das propriedades mais antigas do Médoc, e o Châteaux Angludet (Cru Bourgeois).
Também é preciso saber que algumas propriedades produzem vinhos de segunda linha em barris que não são suficiente bons para seus melhores cortes. Por exemplo, o segundo rótulo do Château Margaux é o Pavillon Rouge de Châteaux Margaux, que goza de grande reputação.
Fonte: Karen MacNell
Vicent Gasnier
Jancis Robison e Hugh Johnson
Leia também: Principais vinhos da França - Bordeaux (Parte 2)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário