quarta-feira, 24 de janeiro de 2018
Queijos e vinhos pelo mundo - Brillat-Savarin
Queijo francês criado em 1930 por Henri Androvêt em homenagem ao famoso gastrônomo francês do século XVIII: Jean Anthelme Brillat-Savarin.
É um queijo de creme triplo, doce no paladar, é produzido nas regiões da Normandia e da Borgonha.
Elaborado a partir de leite de vaca cru que é enriquecido com creme de leite no início do fabrico, em uma proporção duas vezes maior do que o normal. Deve, portanto, incluir no mínimo 72% de gordura em matéria seca, que o classifica na família de "creme duplo", ou mesmo "creme triplo", quando essa taxa atinge 75%.
Sendo por isso, conhecido como " Foie Gras de queijo".
Porém, o Brillat-Savarin também contém muita umidade. É, portanto menos gordo, com igual peso, que um Gruyere ou Roquefort. É consumido fresco, com um sabor muito presente de creme e manteiga. Mas também pode ser consumido depois de amadurecer duas a três semanas, de modo que seu goto se torne mais complexo e ampliado.
Também pode ser aromatizado com especiarias, ervas e às vezes trufas.
Se apresenta em tamanho de 100 a 300 gramas ou em grandes quantidades de 500 gramas. Com massa firme e cremosa, com crosta branca suave e aveludada., aromas frescos e leitosos.
Possui IGP desde 2017.
Quando o assunto é vinho, a melhor pedida é um Champagne, um vinho branco da Borgonha também faz par perfeito.
Você sabia...
Jean Anthelme Brillat-Savarin nascido em 1755, foi político, inventor, advogado, músico, poeta, mas em primeiro lugar ele era, um gourmet, um entusiasta, um precursor da gastronomia moderna.
Autor do livro The Physiology of Taste, livro este que influenciou muitas gerações e, que é considerado um marco de seu gênero, que exerceu e ainda exerce uma influência extraordinária na literatura da culinária em todo o mundo.
Jean Anthelme Brillat-Savarin nos deixou alguns famosos aforismos, que hoje são bem conhecidos.
"Diga-me o que você come: eu vou te dizer o que você é."
"Uma refeição sem queijo é como uma bela mulher com apenas um olho."
Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Brie de Meaux
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário