domingo, 6 de janeiro de 2019

Frutos do Mar e Vinhos - Especial Férias!


Beber, Comer e Amar... Especial Férias!
Com a chegada do verão consumimos mais peixes, moluscos e crustáceos e consequentemente mais vinhos brancos pois é sabido que o vinho branco vai bem com todas as coisas que vem do mar.
Alguns peixes podem ser harmonizados com tintos leves e refrescantes mas se o tinto for muito tânico e com baixa acidez vai reagir com o iodo presente no peixe e deixar um gosto metálico na boca. Isso se refere também aos moluscos e crustáceos com muito mais ênfase.
Pensando nisso listei algumas combinações que irão enaltecer tanto seu prato quanto o seu vinho.
Ostras cruas: Os elementos minerais e cítricos fazem que o Cava, o Chablis e o Alvarinho sejam combinações perfeitas. O Riesling cítrico do Novo Mundo ou o Muscadet são uma alternativa.
Ostras cozidas: Um Chardonnay com madeira suave. Se forem cozidas em molho de espumante, o espumante escolhido para o preparo é o ideal, dê preferência os nacionais.
Mexilhões em molho de vinho branco: Muscadet ou qualquer branco fresco.
Mexilhões em molho de creme de leite: Acentue a cremosidade com um Chardonnay leve.
Mexilhões com alho: É necessário um pouco mais de corpo, escolha um Chardonnay sutilmente amadeirado.
Vieiras salteadas: Vouvray ou Riesling secos.
Vieiras em molho de creme de leite:  Um Chardonnay levemente envelhecido em barril ou um Borgonha branco de corpo médio.
Vieiras ao estilo taillandês: Qualquer Sauvignon Blanc aromático do Novo Mundo combinará com o coentro, a cidreira e a pimenta.
Espaguete ao Vôngole: Escolha um branco fresco italiano como o Frascati ou o Pinot Grigio.
Camarões grelhados: Qualquer Sauvignon Blanc do Novo Mundo, ou um Verdejo.
Camarões empanados: Recorra aos brancos cítricos como Chablis ou qualquer Chardonnay não envelhecido e com caráter, um Alvarinho ou um Riesling seco do Novo Mundo.
Camarões com molho de tomate e alho: Um rosé de Navarra ou de Provence.
Caranguejo fresco: O Viognier do Chile, da Califórnia, do Penedés são deliciosos.
Lagosta ou Lagostim: Um espumante jovem nacional, um Borgonha branco mineral ou um Jerez Fino gelado.
Lagosta á Thermidor: Um Cava envelhecido, um Borgonha rico ou um Chardonnay do Novo Mundo mais cremoso.
Lulas na chapa: Jerez Manzanilla ou qualquer branco fresco e levemente cítrico.
Lulas recheadas ou com molho de tomate: Um prato já mais substancial , um rosé seco (do Sul da França, da Espanha ou da Austrália).

Você sabia...
Os moluscos e crustáceos são especialmente ricos em sais minerais. Contém boas quantidades de proteínas nobres, são ricos em vitaminas e têm poucas calorias.
Quando for comprá-los, veja se estão vivos e bem fechados. Se as conchas estiverem entreabertas, devem fechar imediatamente ao receber uma pancadinha seca. Os moluscos comprados sem as conchas devem ser gordos e brilhantes, sem cheiro desagradável e secos. Os crustáceos vivem fora d'água por mais tempo que os moluscos, mas os movimentos ficam bem lentos. Os caranguejos, siris e lagostas devem estar espertos. A lagosta, quando levantada, deve curvar imediatamente a calda para baixo.
Conserve os moluscos e crustáceos folgadamente embrulhados na geladeira e cozinhe-os, no máximo, dentro de 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário