segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
Harmonização com vegetais
Especial Férias!
Neste calor, uma refeição leve e saborosa com vegetais cai super bem, mas quase nunca
nos preocupamos em encontrar um vinho que combine com vegetais tanto quanto deveríamos. Muitos deles têm sabores particulares e característicos que podem variar segundo a forma de prepará-los.
O BCA vai render-lhes uma pequena homenagem líquida.
ASPARGOS
Ao molho vinagrete : Escolha com cuidado o tipo de vinagre ou substitua-o por algumas gotas de limão, para assim poder desfrutar de um Sauvignon Blanc ou qualquer Pinot Gris.
Uma dica bacana que o Marcelo sempre usa é, selecionar os talos dos aspargos de mesmo diâmetro para que assim cozinhem ao mesmo tempo, amarre uns 10 ou 12 aspargos formando um maço, coloque-os em pé numa panela com água, cobrindo cerca da metade da sua altura. Dessa maneira a base que é mais dura é cozida na água e a ponta mais macia é cozida a vapor. A panela deve ser mantida tampada durante o cozimento.
Se quiser algo mais sofisticado prepare os aspargos como os franceses o fazem, com molho hollandaise ou manteiga: Ressalte a textura com um Chardonnay do Penedés, de Navarra, ou Califórnia.
TOMATES
Com alho ao forno: Super fácil de fazer e muito gostoso de comer, corte 6 tomates ao meio, retire as semente, coloque em uma assadeira, acrescente 5 dentes de alho levemente amassados (com casca), regue tudo com azeite, tempere com sal e pimenta, junte 3 colheres (sopa) de vinho branco de preferência o que você irá degustar depois e, asse em forno 200 graus até que fiquem dourados. Um Rosé seco ou qualquer Chardonnay leve combinará perfeitamente com seu prato.
PIMENTÕES
Assados: Um Côtes-du-Rhône branco ou Viognier
Recheados: Qualquer tinto com um pouco de maturação da Espanha, da Itália ou do Sul a França, também combinam bem um Shiraz californiano ou um Merlot nacional.
QUICHE DE ALHO-PORÓ
No link tem uma receita bárbara de quiche de alho-poró, dá uma olhada, garanto que você não vai se arrepender. Quiche de Alho-poró harmonizada com vinho Chardonnay Reserva Aurora
para acompanhar um Chardonnay ou mesmo um Pinot Blanc
BERINJELAS
As berinjelas recheadas ou cozidas com condimentos, são um dos vegetais mais substanciosos. Experimente com um Shiraz ou um Tempranillo jovem de Ribeira del Duero.
CUSCUZ MARROQUINO COM VEGETAIS
Tente um grego ou libanês, ou Merlot do Novo Mundo
CAÇAROLA DE VEGETAIS
As abobrinhas, as berinjelas, os pimentões e as cebolas combinam bem com brancos. Também vão bem os tintos leves.
VEGETAIS CARAMELIZADOS
uma ótima pedida, prático e delicioso.
Basta pegar uma assadeira (alta) colocar 1 colher (sopa) de açúcar; 1 colheres (sopa) de vinagre balsâmico; 2/3 (xícara) de azeite; 1 colher (chá) de sal; pimenta a gosto e mexer bem, ai acrescentar 4 xícaras de vegetais (cortados) da sua preferência; 1 xícara de cebolinhas pequenas, ervas (opcional), 3 dentes de alho, misturar tudo até que todos os vegetais fiquem lambuzados e assar por 1 hora em forno 180 graus
Os vegetais levemente caramelizados, pedem um branco do Sul da França (como o Marsanne)
CHAMPIGNONS
Se forem servidos como entrada, neste caso o Marcelo só puxa eles na manteiga , ai você escolhe um Chablis ou qualquer Chardonnay não envelhecido em carvalho. Se forem servidos como segundo prato, opte por um vinho tinto sem muitos taninos; um Beaujolais ou um Merlot
Gogumelos e Trufas: Acompanhe-os com um bom Barolo, um Barbaresco ou com um Supertoscano, será igualmente memorável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário