segunda-feira, 1 de abril de 2019
Mentiras que te contaram sobre vinhos
"O dia da mentira surgiu na França, em 1564, quando o rei Carlos nono determinou que o Ano Novo fosse festejado em Primeiro de janeiro (até então, a passagem do Ano acontecia em Primeiro de abril, junto com o começo da primavera no hemisfério norte). Quem não soube da decisão ou não gostou da mudança continuou comemorando em abril. para ridicularizar esses conservadores, alguns engraçadinhos mandavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não existiam.
A brincadeira chegou à Inglaterra 200 anos depois e, de lá, se espalhou para o mundo."
Para celebrar o dia da mentira o BCA separou três mentiras que certamente você já ouviu a respeito dos vinhos:
1. Se a garrafa é pesada o vinho é de boa qualidade.
Mentira: Vinhos de guarda usam garrafas com vidro mais espesso para reduzir a incidência de luz, que influencia o processo de envelhecimento e, também a garrafa é mais espessa para ser mais resistente , já que o vinho ficará guardado por um longo período. Para vinhos de consumo imediato a espessura da garrafa não faz diferença.
2. Quanto mais velho o vinho, melhor.
Mentira: Uma parcela bem pequena de vinhos é feita para envelhecer (como vimos em Vinhos de guarda) a maior parte dos vinhos são feitos para serem bebidos jovens.
3. Vinho branco com peixe e vinho tinto com carne.
Mentira: Quem acompanha o BCA sabe que a harmonização depende de muitos outros fatores além da cor do alimento e do vinho. É preciso considerar o peso, os aromas, o método de cocção, os molhos, guarnições para ai sim optar pela cor do vinho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário