quinta-feira, 16 de maio de 2019

Como abrir seu espumante com o sabre



Napoleão Bonaparte, apreciador de Champagne, celebrava suas vitórias sobre outros exércitos de um jeito muito especial. Após uma batalha ainda montados em seus cavalos, o imperador e seu batalhão abriam as garrafas de Champagne cortando as pontas com seus sabres .
Essa prática deu origem ao sabrage, a técnica consiste em expulsar a rolha que sela a garrafa juntamente com o vidro da ponta do gargalo, em um único golpe com o sabre.
Pode não parecer mas é um procedimento muito simples, só que deve ser feito com cuidado.
Se você quiser tentar, atualmente existem no mercado sabres especiais destinados somente para esse ritual.
Dizem que sequer é preciso de um sabre genuíno para isso, um pedaço de metal plano (uma faca mais pesada ) seria suficiente. Basta conhecer o procedimento.
A seguir o passo a passo para realizar um sabrage:

1. O lugar para realizar o sabrage deve ser amplo e livre de objetos que podem ser quebrados.
É preciso tomar cuidado também com as pessoas que irão assistir à abertura da garrafa. Elas devem estar sempre atrás de quem for realizar o procedimento.

2. O cuidado se estende à garrafa que será degolada. Ela deve estar bem fria (6 graus é o ideal) e não pode ser chacoalhada para não aumentar a pressão interna. Deixe a garrafa descansando em um balde com gelo e água por no mínimo duas horas antes de abrir.



3. Com a garrafa devidamente resfriada, deve-se retirar a gaiola de metal que envolve o gargalo e também o lacre. Aproveite e seque o vidro da garrafa para que não haja a possibilidade de a mão de apoio escorregar durante o processo.






4. O ideal é envolver a garrafa com um guardanapo de pano e deixá-la inclinada para que o sabre deslize por toda a extensão até atingir a boca do gargalo.

5. A batida nessa junção da boca da garrafa deve ser seca e firme. A pressão interna do líquido é que faz o trabalho, ajudando a expulsar o pedaço de vidro com a rolha. Ou seja, o segredo não está na força empregada, mas no jeito. Apenas deixe o sabre deslizar em um movimento contínuo e rápido para a frente, sempre encostado no vidro, o trabalho estará feito. Se realizado com sucesso, o golpe deixa uma superfície lisa na garrafa e não se perde nada do líquido.


 A  título de curiosidade
O Brasil tem sua marca no Guiness com o recorde de maior sabrage coletivo do mundo.
Segundo a Fenachamp,  o sabrage coletivo foi criado pela mesma em 2009 como uma forma de valorização do ato que tanto valoriza o espumante.
" Mais que um simples ato de decapitar a garrafa, o sabrage coletivo concebe para Garibaldi e para a Fenachamp, por meio de um espetáculo de destreza, cultura e sincronia, a oportunidade sublime de fazer a Fenachamp  entrar para história.
O primeiro Sabrage Coletivo foi criado com o objetivo de se tornar o maior do mundo, Com o feito alcançado, o evento de 2011 inscreveu a façanha no Guiness Book . para receber o reconhecimento mundial até então dado a outro país com 154 participante. Neste ano, a festa alcançou o número de 196 pessoas que fizeram o sabrage ao mesmo tempo, entrando para o livro dos recordes impresso em 2013.
Grandes vinícolas, enólogos, sommeliers e amantes do espumante participam do evento que exige o cumprimento de muitas orientações específicas solicitadas pelo Guinness Book.
Em 2013 o Sabrage Coletico superou sua própria marca com 277 garrafas degoladas em 10 segundos e obteve um novo recorde mundial reconhecido pelo Guinness Book.
Já em 2015 a atração  mais tradicional da Fenachamp aconteceu em duas categorias, feminino e masculino com um total de 349 garrafas nas quais a rolha foi totalmente removida com um só golpe."


Fonte: Fenachamp e Almanaque do vinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário