quarta-feira, 5 de junho de 2019
Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo La Serena
La Serena Queijo DOP espanhol produzido a partir de leite cru integral de ovelhas merino na região de La Serena, a noroeste da província de Badajoz, na comunidade Autônoma da Extremadura.
A DOP La Serena possui 110 fazendas e 14 laticínios, que produzem 90.000 quilos desse queijo por ano.
Para evitar imitação, cada peça é identificada no interior por um selo marcado com fogo que representa o logotipo da DOP.
O queijo La Serena é feito a partir de leite cru e coalho vegetal obtido a partir de pistilos de cardo de alcachofra
Amadurece por no mínimo 60 dias, apresenta uma crosta amarelada e um sabor amanteigado com sugestão de final amargo que adiciona um toque de elegância. Durante a maturação o queijo transforma-se numa pasta cremosa, quase liquida.
Dicas de como consumi-lo:
O queijo La Serena deve ser guardado em geladeira. É aconselhável retirá-lo 3 horas antes de comê-lo para que ele atinja uma temperatura entre 22 e 25 graus.
Para degustá-lo é melhor abrir a área superior com uma faca, deixando a massa como se fosse uma tampa.
Quando o assunto é vinho, opte por brancos de envelhecimento em carvalho, como vinhos de Navarra, Penedés e la Mancha.
Um Manzanilla Pasada também é uma ótima pedida.
Você sabia...
Manzanilla Fina
É um vinho branco seco, feito com uvas Palomino e envelhecido sob uma camada de fermento chamado véu de flor, por período mínimo de 2 anos, exclusivamente nas vinícolas de Sanlúcar de Barrameda. Muito pálido, com uma cor amarela palha brilhante e um aroma pungente e delicado.
Manzanilla Pasada
O Manzanilla submetido a um período de envelhecimento excepcionalmente longo, no qual a flor enfraquece levemente, causando um pequeno nível de oxidação e maior complexidade. São vinhos com mais estrutura, mas com todo o caráter pungente e intenso que o envelhecimento biológico traz.
Leia também: Harmonização - Queijos Kasseri
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário