quinta-feira, 1 de abril de 2021

Harmonização - Peixe azul e vinho



Combinar vinho com peixe azul não é tarefa fácil (mesmo excluindo aqui o atum e o espada que, gastronomicamente merecem um capítulo separado).
O sabor e a carne rica em gordura dos peixes azuis, requerem sensações igualmente específicas.
Aqui no BCA vamos lhe ajudar a fazer essas combinações:
Primeira coisa: Sempre escolha vinhos com um bom teor alcoólico (superior a 13 graus), que contrasta o componente de gordura do peixe.
Opte por vinhos produzidos a partir de videiras cultivadas perto do mar, capazes de compartilhar a salinidade do peixe.
Anchovas
Possui profunda salinidade; por esse motivo, opte por um branco de sabor suave.
Sardinhas
Peixe um pouco mais carnudo que as anchovas, de sabor intenso que modula o paladar; opte por um Rosé envolvente, maduro e capaz de acompanhar a refeição até o fim.
Cavala
A cavala possui fibra carnuda, na qual um branco seco, não aromático e não floral, mas com notas marinhas funciona bem. Também o importante aqui é o bom teor alcoólico, excelente contribuição para a limpeza da boca.
Outras dicas:
Se a preparação conter tomate, que é um grande aliado do peixe azul; opte por um Rosé, que harmoniza tanto com a salinidade do peixe como com o tomate, escolha um Rosé com um bom teor alcoólico.
Agora, se sua preparação for marinada com limão, você pode trabalhar a temperatura, usando o mesmo vinho que você harmonizaria com o peixe natural, servido-o  alguns graus acima: um branco que você colocaria na mesa entre 8 a 10 graus, beba-o neste caso a 12 graus.
Uma exceção é quando o peixe marinado é combinado com cebola e vinagre que abre caminho para Vinhos Espumantes.
No decorrer da semana vamos rever alguns pratos de peixe e frutos do mar, como sugestão para sua Semana Santa em Especial Páscoa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário