quarta-feira, 4 de março de 2020

Queijos- Queijos e vinhos pelo mundo- Queijo Pélardon



Pélardon é uma denominação de origem que designa um pequeno queijo feito com leite de cabra cru e integral da região do Languedoc.  O queijo em forma de disco  com bordas arredondadas é muito popular na região.
Pélardon faz parte  da tradição ancestral do pastoralismo.
O queijo Pélardon AOP é nativo das montanhas Cévennes, mas seu território aumentou com o tempo, sua zona agora DOP abrange várias áreas da pecuária extensiva em Hérault,  Gard, Lozère e Aude.
Pélardon é definido como queijo mole. Quando jovem, seu cheiro é fresco e seu sabor equilibrado entre aromas florais, vegetais ( às vezes com toque de avelãs) e leite de cabra  que se firmam com o tempo. Com o amadurecimento, a crosta assume uma aparência azulada, sua pasta branca se torna marfim e quebradiça e encontramos aromas de cogumelos.
Na região, usa-se muito quebrar o Pélardon,  fritá-lo e consumi-lo em uma cama de folhas,  de preferência dente-de- leão,  acompanhado de croutons torrados.
Quando o assunto é vinho,  opte por vinhos brancos regionais.  Os brancos de Languedoc,  são brilhantes e luminosos, às vezes dourados.
O nariz é floral e poderoso com aromas de frutas maduras, a boca é fresca e elegante.
Escolha entre as AOCs
Languedoc- Picpoul de Pinet,  Clairette de Languedoc, Limoux,  Minervois, Corbières.

Você sabia...
Vinhos do Languedoc-Roussillon
A vinha abrange quatro departamentos: Aude, Gard, Hérauld e Pirineus Ocidentais,  em uma área de 42.800 hectares e produção de 1800 hectolitros por ano.
Languedoc - Roussillon está localizado em uma zona climática do Mediterrâneo,  caracterizada por invernos amenos, verões quentes e secos e baixa precipitação.
O vento predominante,  o Tramontane, promove a secagem das videiras e evita doenças.
Em 1970, as nobres castas foram plantadas, o que deu uma renovada aos vinhos que antes eram considerados de baixa qualidade.
As castas utilizadas são muito numerosas sendo as principais Cabernet Sauvignon, Carignan, Cinsault, Merlot, Mouvèdre, Syrah,  Grenache Noir,  Grenache Blanc, Moscatel, Borboulenc, Clairette,  e Picpoul.
O plantio também se beneficia de uma grande diversidade solos ( arenitos,seixos de calcário,  solos argilosos etc)
O que explica a riqueza dos terroirs dessa região é a diversidade das AOCs oferecidas, em vinhos tintos, brancos, rosés e doces.
São no total 36 AOCs .

Leia também: Queijos- Queijos e vinhos pelo mundo - Pecorino

Nenhum comentário:

Postar um comentário