terça-feira, 24 de janeiro de 2017
Sangiovese
A variedade Sangiovese é considerada uma das duas principais uvas tintas da Itália, em suas muitas formas é especialmente comum na região central do país. Apesar de sua grande reputação, é preciso dizer que a qualidade dos vinhos produzidos com ela pode variar consideravelmente. No entanto aparece gloriosamente, no Chianti Clássico, no Moltalcino (como Brunello) e em Moltepulciano (como Prugnolo Gentile). Os clones menos nobres e plantados em excesso são usados para a produção de vinhos tintos leves e ácidos. Deixando de lado suas possíveis deficiências, com a Sangiovese são produzidos, sem nenhuma discussão, os melhores vinhos tintos da Toscana.
Aromas principais: Grama, cerejas pretas, groselha, framboesa, tomate assado
Caráter: Proporciona ao vinho uma cor moderada, corpo mediano, muitos taninos, elevada acidez. Desenvolve uma auréola de cor laranja ao envelhecer.
Regiões chave: Toscana, ali se produz o Chianti, no qual a Sangiovese proporciona até 90% do corte.
O Chianti Clássico é o Chianti de melhor qualidade, um vinho que tem sabor de ervas aromáticas e cerejas.
A Sangiovese fornece também 80% do corte do Vino Nobile di Montepulciano. Com sua denominação alternativa de Brunello, é preparado o que é de fato um vinho monovarietal, o Brunello di Montalcino, um robusto vinho tinto muito adstringente.
A Sangiovese também é um componente importante junto com a Cabernet Sauvignon e a Merlot nos vinhos conhecidos como "Super Toscanos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário