sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
VEGA-SICÍLIA O VINHO DE NEYMAR E MESSI
Foto de Neymar Junior (jogador do Barcelona) acompanhado da namorada e de sua irmã, ambos degustando um vinho, onde a garrafa em evidência na foto virou nesta terça-feira comentário nas redes sociais.
O vinho em questão era o espanhol Vega-Sicilia Único, com um preço médio de R$10.000,00.
Produzido numa parte remota e rochosa do Duero, o Vega-Sicília é o vinho mais lendário e um dos mais caros da Espanha.
A propriedade foi fundada em 1864 por Dom Eloy Lecanda, um produtor de vinhos que estudou em Bordeaux e retornou a Castela trazendo consigo mudas de Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec. Essas uvas foram combinadas com a Tinto Fino (Trempanillo) para se transformarem nos primeiros vinhos Vega-Sicília, corte que continua sendo feito até hoje.
Atualmente, cerca de 25% dos 250 acres de vinhedos, da Vega-Sicília são plantados com Cabernet. No entanto a maior parte da propriedade é plantada com a variedade de uva tradicional da região, a Tinto Fino. As parreiras de Cabernet Sauvignon e de Tinto Fino predominam, algumas com mais de um século. Cuidadosamente cultivadas, essas velhas parreiras rendem pouco mais de uma tonelada de uva por acre.
A Vega-Sicília produz três vinhos:
O Valbuena 5 (tem esse nome porque é vendido depois de cinco anos de amadurecimento)
O Único que de acordo com o produtor é amadurecido em barril e envelhecido em garrafa "pelo tempo que for necessário", ou seja, até o produtor achar que o vinho está perfeitamente pronto para ser bebido, o que raramente ocorre com menos de dez anos, e não segue qualquer calendário de comercialização sendo que a adega liberou ao mesmo tempo em 1991, o vinho Unico das safras de 1982 e 1968, ou seja, após nove e vinte e três anos de envelhecimento, respectivamente. Essa prática torna o Unico um dos tintos que envelhecem por mais tempo antes de ser liberado.
Além disso, as safras mais fracas, que acontecem duas ou três vezes numa década, não se produz vinho Unico, as uvas são vendidas.
Feito exclusivamente para determinados clientes, o Reserva Especial é um corte de três a cinco safras, amadurecidas separadamente durante até trinta anos! Pouco mais de 500 caixas são produzidas anualmente para o mundo inteiro.
O Alion esse vinho é totalmente diferente do Unico. De estilo moderno amadurece por um período bem mais curto e quase exclusivamente em carvalho novo.
Os vinhos Vega-Sicília seriam excepcionais na maioria dos contextos, porém, em relação ao panorama do que acontece (ou não) há décadas em Ribeira del Duero, eles são do outro mundo.
A título de curiosidade o nome Vega-Sicília nasceu há vários séculos, embora a sua origem exata permaneça um mistério. Vega é a palavra que representa a parte verde da margem de um rio. Sicília deriva de Santa Cecília, e não é uma referência à ilha italiana da Sicília, como comumente se considera.
Não se sabe precisamente porque estas duas palavras passaram a compor o nome do vinho.
Fonte: Bíblia do Vinho - Ediouro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário