terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Cinsault



A variedade de uva Cinsault é a quarta mais plantada na França. É cultivada principalmente no Languedoc-Roussillon, onde tem alta produtividade, sendo utilizada, sobretudo, para a elaboração de vinhos de marcante acidez e pouca adstringência.
É utilizada principalmente para cortes, aos quais proporciona suavidade, gosto de especiarias, aroma e sabor frutado; embora também sejam produzidos com ela alguns rosés varietais.
Regiões chave: No Languedoc-Roussillon (especialmente em Aude, Hérault e Gard) é misturada normalmente com a Carignan ou a Grenache, e no Rhône meridional (onde produz vinhos mais concentrados e de cor mais escura) entra frequentemente no corte das Alicante, Grenache ou Shiraz. A Cinsault, uma das 13 variedades aprovadas para a elaboração do Châteauneuf-du-Pape, é também um ingrediente obrigatório do vinho básico Côtes du Rhône Villages.
Devido a seu elevado rendimento, a Cinsault foi plantada extensivamente na África do Sul, onde, é conhecida como Hermitage. A variedade autóctone sul-africana, chamada Pinotage, é um híbrido de Cinsault e Pinot Noir.
Esta uva combina particularmente bem com a Cabernet Sauvignon e a Shiraz, um corte que obteve um sucesso especial no sul da França, na Austrália e no Líbano, onde ficou célebre graças ao Château Musar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário