segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Entendendo os descritivos do vinho - Parte 2



Borra: resíduos das células de levedura que se depositam no fundo de um recipiente depois de completada a fermentação. Deixar o vinho fermentado em contato com a borra (sur lie), em vez de remover essa borra imediatamente, muitas vezes acrescenta complexidade e matiz,

Botrytis cinerea: fungo que pode atacar benéficamente a uva acarretando o fenômeno denominado podridão nobre, necessário para produzir muitos dos mais importantes vinhos doces do mundo, inclusive os Sauternes. Em certos anos,  quando o grau de umidade é perfeio, a botrytis cinerea ataca as uvas cobrindo-as com um bolor cinza. Esse bolor sobrevive penetrando na casca das uvas e usando a água disponível na uva. Isto concentra o açúcar, o sabor e o ácido, de modo que pode ser produzido um vinho complexo, de doçura excepcional. A botrytis é única nesse aspecto e, diferente de outros bolores, produz sabores que se harmonizam com os sabores de certas uvas.

Botritizado: atacado pela botrytis cenerea.

Bouchoné: termo francês empregado para descrever um vinho com cheiro de cachorro molhado, ou às vezes de papelão molhado. Os vinhos ficam bouchonés quando certas bactérias da células da rolha interegem com minúsculas quantidades de resíduos químicos que podem permanecer nas rolhas ou nas garrafas de vidro depois de lavadas. Um vinho bouchoné tem aroma e sabor imperfeitos, embora não cause danos a quem o bebe. Não se pode prever se um vinho está bouchoné. Qualquer vinho independentemente da qualidade ou do preço, pode estar bouchoné.

Brix: Medida do conteúdo de açúcar das uvas antes de serem colhidas. É usada para calcular o teor de álcool do vinho resultante.

Brut: Termo francês que indica um champagne ou espumante seco ou muito seco , com menos de 1,5% de açúcar residual.

Buquê: tecnicamente, refere-se aos aspectos específicos dos aromas do vinho, derivados da uva, do processo de produção e do envelhecimento em garrafa.

Leia tambem - Entendendo os descritivos do vinhohttps://bebercomeramar.blogspot.com.br/2017/01/entendendo-os-descritivos-do-vinho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário