segunda-feira, 17 de abril de 2017
Termos italianos que você talvez não conheça Parte 2
Dolce: muito doce. A Itália produz inúmeros vinhos doces de muitas e diferentes variedades de uvas.
Enoteca: adega de vinhos; local onde são exibidas garrafas de vinhos de diferentes regiões. Muitas vezes esses vinhos também estão disponíveis para degustação. A enoteca mais famosa da Itália fica em Siena.
Etichêtta: rótulo
Fattoria: termo toscano para designar uma quinta ou vinícola. Muitos dos mais importantes produtores de Chianti usam este termo como parte do próprio nome - por exemplo, Fattoria di Felsina.
Fiàsco: literalmente, frasco; termo mais frequentemente usado para a garrafa de Chianti envolvia em palha,. Em geral os Chiantis vendidos em fiàschi (o plural) eram bem magros e muito baratos. Atualmente, poucos Chiantis são vendidos em garrafas envoltas em palha.
Frizzànte: ligeiramente efervescente, mas não tão quanto o espumante. O Prosecco da região do Vêneto é frizzànte. Normalmente, possui no máximo metade da pressão de um espumante convencional.
Gradaziône alcoólica: percentagem de álcool por volume
Grappa: aguardente (eau-de-vie, em francês) produzida pela destilação do bagaço que resta depois da prensagem do mosto ou do vinho.
Grappa di monovitígno é produzida de uma única variedade de uva, como moscato ou picolit. Como as aguardentes produzidas assim têm uma leve sugestão do aroma e do sabor das uvas originais, são consideradas superiore.
Imbottigliàto all"origine: engarrafado na origem; a expressão só pode ser usada por propriedades que produzem e engarrafam o vinho no local em que as uvas foram plantadas.
Imbottigliàto da: engarrafado por; expressão a qual se segue nome do produtor; não indica que o vinho foi engarrafado na propriedade.
Imbottigliàto dal viticoltôre: engarrafado pelo viticultor
Liquoroso: vinho de alto teor alcoólico mas não necessariamente fortificado, que pode ser doce ou não.
Método Tradizionàle: método usado em Champagne para produzir espumantes
Nero: negro, ou tinto muito escuro; diz-se tanto das uvas quanto dos vinhos
Passito: vinho de intenso sabor, em geral doce feito com uvas parcialmente secas
Pastoso: meio-seco (não muito)
Podere: quinta que muitas vezes se transformou numa vinícola. Frequentemente emprega-se a palavra podere nos nomes dos vinhos, como Podere Il Palazzino, na Toscana
Produttorê: produtor
Riserva: vinho que amadureceu por determinado número de anos, de acordo com as regras da DOC
Rosàto: rosado
Rosso: tinto.
Leia também : Termos italianos que talvez não conheça
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário