quinta-feira, 6 de julho de 2017

Produtores de vinho de Portugal Parte 14


Herdade do Mouchão
Para a Região do Alentejo no início do século XIX Thomas Reynolds migrou, tendo como o objetivo o negócio de cortiça.
Três gerações depois, seu neto John Reynolds adquiriu uma propriedade de 900 hectares, denominada Herdade do Mochão, onde a atividade corticeira acabou por incentivar a produção de vinhos.
Plantaram várias vinhas em 1901. Pensa-se que foi também por iniciativa de Jonh que as primeiras plantas da casta Alicante Bouchet foram trazidas da França.
Após a revolução de 1974 a herdade foi expropriada e só foi devolvida à família em 1985. Hoje a Herdade do Mouchão continua a ser gerida e trabalhada pelos descendentes da família original.
Pouco, muito pouco mudou na Herdade do Mouchão, desde a sua fundação. Faz-se vinho tal como os os antepassados elaboravam, produzindo vinhos com o carinho e a convicção que basta respeitar as tradições e a excelente qualidade das uvas e de um terroir único.
Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima à mão e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pés.
A Alicante Bouchet predomina e, juntamente com a casta Trincadeira, empresta o perfil de sempre à casa.

Portfolio:

Vinhos Tranquilos
Mouchão Tinto
Ponte das Canas Tinto
Dom Rafael Tinto
Dom Rafael Branco
Mouchão Colheits Antigas
Herdade do Mouchão Tonel 3-4

Vinhos Fortificados:
Mouchão Licoroso
Mouchão Abafado

Ainda contam com a produção de Aguardente (Aguardente Bagaceira Branca e Aguardente Bagaceira Velha), Azeites extra virgem (Azeite Clássico e Azeite Galega) e mel.

Leia tambem - Produtores de vinho de Portugal Parte 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário