segunda-feira, 17 de julho de 2017

Termos húngaros que você talvez não conheça



Aszú: literalmente, termo que designa uvas enrugadas, que foram atacadas pelo bolor benéfico Botrytis Cinerea. No entanto, é comum encontrar a palavra aszú como parte do nome do mais famoso vinho da Hungria: Tokay Aszú. Saboroso e com gosto de mel, o Tokay Aszú é para a Hungria o mesmo que o Sauternes é para a França - um vinho doce famoso, de preparo difícil e caro.

Edes: literalmente doce; termo em geral aplicado ao Szamorodni tipo de vinho feito em Tokay, de vinhedos onde as uvas não tinham sido suficientemente infectadas pelo Botrytis Cinera para a produzir o Tokay Aszú. O Szamorodni pode ser ligeiramente doce ou seco (Szàraz)

Gonci: tradicionais barris que armazenam 140 litros de vinho, usados para preparar o Tokay (recebem esse nome a partir da aldeia de Gonc, conhecida pelos seus produtores de barris)

Primae Classic: literalmente, primeira classe. Designação latina usada pelos húngaros desde 1700 para indicar um vinhedo Tokay de primeira classe. Por extensão, os vinhos Tokay Aszú produzidos a partir de uvas plantadas em tal vinhedo são considerados melhores.

Pro Mensa Caesaris Primus: por volta de 1700, dois vinhedos de Tokay receberam essa designação, que significa terem sido escolhidos pela mesa real. Esses dois vinhedos, Csarfas e Mézes Mály, são classificados acima dos designados como Primae Classis.

Puttony: cesta tradicional onde as uvas Aszú são recolhidas. A palavra deu origem a puttonyos, maneira pela qual se mede a doçura do Tokay Aszú. Os vinhos de Tokay Aszú são rotulados entre 2 a 6 puttonyos, quanto maior o número de puttonyos, mais doce os vinhos.

Secundo Classis: segunda classe, em latim; expressão na Hungria desde cerca de 1700 para designar vinhedos Tokay considerados o segundo melhor. Um vinho Tokay Aszú de qualidade inferior,em comparação com os vinhos produzidos de uvas plantadas nos vinhedos Primae Classis, mais ainda assim bem superior à maioria dos outros vinhedos.

Száraz: seco. Em geral esse termo é aplicado ao Szamorodni.

Leia também: Termos alemães que você talvez não conheça

Nenhum comentário:

Postar um comentário