quinta-feira, 21 de setembro de 2017
Produtores de vinhos da Argentina - Bodega Chacra
Bodega Chacra
Localizada no Vale do Rio Negro, no norte da Patagônia, foi fundada por Piero Incisa della Roccheta (neto de Marchese Mario Incisa della Roccheta o criador do Sassicaia - Tenuta San Guido).
Em uma degustação de vinhos em Nova York, Piero descobriu um Pinot Noir que trouxe sua atenção para a região do Rio Negro - Argentina. Após sua primeira visita, soube que esse seria o lar de sua nova paixão. A busca de um terroir único acabou: com vinhas não enxertadas que datavam de 1932, plantadas por seleção de massais, com uvas de imensa qualidade, luminosidade, água pura e ventos fortes, a Maníqué teve o potencial de fazer vinhos do qual ele sempre sonhou. Assim nasceu a Bodega Chacra, seguindo princípios biodinâmicos e orgânicos Piero produz vinhos transparentes, puros, delicados e florais com uma forte mineralidade, considerados pela crítica aos melhores Pinots do continente.
Chacra é composto por 24 hectares plantados: três plantados em 1932, 7 plantados em 1955, e o restante plantados em média há 20 anos.
A composição varietal dos vinhedos Chacra consiste basicamente de Pinot Noir.
As colheitas geralmente começam no final de fevereiro até o início de março. A antiga vinha produz um desempenho natural muito baixo em relação a carga de fruta. Consequentemente quanto menor o rendimento, maior a concentração natural das bagas.
Apenas os melhores cachos são colhidos, na conclusão da seleção, a maceração e o início da fermentação são realizados em tanques pequenos e redondos de pouca profundidade e grande largura para maximizar o contato com a pele, garantindo equilíbrio e homogeneidade.
A maceração é delicada sem extração excessiva, para obter um expressão equilibrada e elegante.
A fermentação é feita com leveduras indígenas em pequenas cubas de cimento. A purificação dos vinhos é feita por decantação natural, sem filtros ou outras técnicas, com a intensão de preservar os aromas naturais.
Os vinhos são envelhecidos em carvalho francês, barris de grão extra fino (para o trinta e dois e o cinquenta e cinco) e o Sin Azufre é envelhecido em barris de segundo uso.
Na Patagônia, um "chacra" é um pedaço de terra especial destinado à pomologia. Ao mesmo tempo chacras são centros de energia vitais que nos proporcionam a capacidade de se conectar com todo o Universo, com tudo o que é viver e vibrar.
Portfolio:
Chacra 32
Chacra 55
Sin Azufre
Barda
Maínqué Pinot Noir Rosé
Chacra Amor seco merlot
Fonte: Bodega Chacra
Leia também: Produtores de vinhos da Argentina: Humberto Canale
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário