quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Queijos e vinhos pelo mundo - Chévre


Chévre é o nome genérico francês para queijos feito com leite de cabra.
A França é o país dos 1001 queijos de cabra, com 14 DOP, diviidas em duas categorias:
Queijos moles com crostas e queijos prensados não cozidos.
Os queijos DOP Cabra são produzidos principalmente nas regiôes ao sul do Loire, Poitou-Charentes, Centro Vale do Loire, Borgonha, Aquitaine Midi-Pirinéus, do Mediterrâneo, Rhône-Alpes, Savoie.
Algumas destas já foram citadas anteriormente aqui no bllog.
As 14 DOP são:
Selles-Sur-Cher
Cro Hin de Chavignol
Valencay
Sainte-Maure de Touraine
POuligny Saint-Pierre
Chabichou du Poitou
Banon
Chevrotin
Mâconnais
Pélardon
Picodon
Rigote de Condrieu
Rocamadour
O queijo de cabra francês é fabricado a partir de leite de cabra cru ou pasteurizado, possui textura suave e cremosa, podendo assumir várias formas, aromas e sabores, há algo para todos os gostos e todos os desejos.
É consumido fresco ou maturado (pelo menos 1 a 2 semana).
Quando o assunto é vinho, com queijos de cabra frescos opte por vinhos brancos secos, Sauvignon Blanc do Loire, Sancerre, Pouilly-Fumé.
Com queijos de cabra maturados, que por sua vez tem um sabor mais forte e uma textura mais quebradiça, tente um branco doce como um Coteaux du Layon.

Você sabia...
A região Coteaux du Layon é o mais vasto terror de Anjou, possui 27 comunas em ambos os lados do Layon, um pequeno afluente do Loire.
A região é conhecida por seus vinhos doces feitos 100% com Chenin Blanc. Os vinhos são geralmente feitos a partir de uvas atacadas pela Botrytis Cinerea, mas também podem ser feitos a partir de uvas colhidas tardiamente.
As três sub-regiões da Coteaux du Layon têm produção menor que a região matriz, o que se traduz em preços mais altos e qualidade superior.
São elas:
Bonnezeaux
Chaume (Premier Cru AOC)
Quarts de Chaume

Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Comté






2 comentários: