quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Harmonização - Massas e Vinhos - Parte 3


Vai harmonizar uma massa com vinho?
Quem acompanha o BCA sabe que será o molho que vai definir que estilo de vinho tomar.
Hoje vamos falar do Carbonara.
Molho Carbonara
Um clássico da cozinha de Roma. O tradicional Carbonara leva Guanciale ( carne da bochecha do porco seca ao sol) e queijo Pecorino Romano DOP (queijo curado de ovelha).
A massa ideal para o carbonara é o spaghetti, sempre al dente.
Receita:
Ingredientes (4 apessoas)
4 gemas e 1 ovo inteiro
100 gramas de queijo Pecorino Romano ralado
150 gramas de guanciale ou pancetta ou bacon
2 colheres (sopa) de azeite
Pimenta-do-reino preta moída na hora
Preparo:
Corte o guanciale em pequenos cubos e leve para fritar com 2 colheres de azeite, mexendo frequentemente. Quando estiverem bem fritos e crocantes, retire a frigideira do fogo, escorra a gordura em excesso e reserve o guanciale.
Em um recipiente fundo, bata as gemas com o ovo inteiro, junte a pimenta e o queijo e bata com um fuê até obter uma mistura cremosa, adicione o guanciale e misture
Para fazer o tradicional Spaghetti Alla Carbonara cozinhe o spaghetti al dente, antes de escorrer a massa retire uma xícara da água do cozimento.
Acrescente o molho carbonara imediatamente após a massa ser escorrida, envolva-a suavemente até que todo o molho impregne.
Se o molho ficar espesso demais acrescente aos poucos a água reservada do cozimento da massa, até obter um molho bem cremoso.
Sirva imediatamente.


Quando o assunto é vinho, uma massa de sabor forte, suculento que, além dos sabores bem presentes da pancetta, o salgado do queijo e a presença do ovo, pede vinhos brancos com maior acidez, assim a acidez do vinho "lavará" a untuosidade deixada na boca.
Opte por um Frascati, um Riesling, um Chardonnay que pode até ter uma pequena passagem por carvalho, ou mesmo um Espumante Brut brasileiro, são boas opções.

Leia também: Harmonização - Massas e Vinhos - Parte 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário