quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Indicações Geográficas Brasileiras - IP Monte Belo



A Indicação de Procedência (I.P) Monte Belo tem como grande diferencial o fato de ser constituída exclusivamente por vinícolas familiares de pequeno porte.
Os espumantes finos, o moscatel espumante e os vinhos tranquilos brancos e tintos secos são os vinhos da Indicação de Procedência Monte Belo.
A área delimitada da I.P Monte Belo tem um total de 56,09 km2. distribuídos pelos municípios de Monte Belo do Sul (com 80% da área), Bento Gonçalves e Santa Tereza.
- São mais de 600 propriedades vinícolas na área delimitada formando um verdadeiro mosaico de vinhedos que ocupam 37% da área, com alta concentração de uvas viníferas de qualidade. A área delimitada situa-se próxima ao rio das Antas e possui, no seu entorno, um cinturão verde formado por matas nativas com declividade acentuada, com altitude média de 485 m (mínima de 349 m).
- 100% das uvas utilizadas na elaboração dos vinhos são produzidas na área delimitada.
- Os vinhedos são submetidos a controle de produtividade e de maturação das uvas para maior qualidade dos vinhos.
- Os espumantes finos brancos e rosados possuem uma composição exclusiva da região: mínimo de 40% de Riesling Itálico e de 30% de Pinot Noir ( máximo de 30% de Chardonnay e 10% de Prosecco (Glera). Os espumantes elaborados pelo Método Tradicional ficam pelo menos nove meses em contato com as leveduras.
- O moscatel espumante, branco ou rosado, é elaborado com pelo menos 70% de uvas moscato.
As variedades autorizadas pra esse produto são: Moscato Branco, Moscato Giallo, Moscato de Alexandria, Moscato de Hamburgo, Malvasia Bianca, Malvasia de Cãndia.
- São autorizados os vinhos finos tintos secos varietais Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Tannat, os quais devem ter no mínimo 85% de vinho da uva do varietal. O vinho tinto assemblage possui 40% de Merlot mais cortes de , no máximo 40% de Cabernet Sauvignon, 30% de Cabernet Franc e 15% de Tannat, Egiodola ou Alicante Bouchet.
- Os vinhos finos brancos secos varietais são de Riesling Itálico ou de Chardonnay, os quais devem ter no mínimo 85%  de vinho da uva do varietal. Os brancos de assenblage possuem no mínimo 60% de Riesling Itálico e 20% de Chardonnay.
- A levedura Saccharomyces cerevisiae 24MB-CM06, selecionada na própria região, dá um diferencial sensorial aos vinhos da I.P.
- Os vinhos são autorizados para a comercialização somente após terem sido submetidos aos controles do Conselho Regulador da I.P, garantindo a conformidade em relação aos requisitos estabelecidos no Regulamento de Uso.
Para irem ao mercado, todos os vinhos devem ser aprovados em degustação, realizadas às cegas.
- Cada garrafa de vinho da I.P Monte Belo apresenta um selo de controle numerado, o que possibilita a identificação pelo consumidor e permite a rastreabilidade dos produtos


Leia também: Indicações Geográficas Brasileiras - IP Farroupilha

Fonte: Embrapa Uva e Vinho
           Ibravin

Nenhum comentário:

Postar um comentário