Queijo originário da França da região de Auvergne e, mais particularmente do departamento de Puy-de-Dôme.
Queijo de pasta semidura, prensado e não cozido.
Elaborado com leite cru de ovelha derivado exclusivamente da raça Lacaune.
O Fumaison é facilmente identificado pela sua forma alongada resultado do seu processo de cura e defumação (pendurado no teto da adega por 100 dias)
A defumação lhe confere um sabor diferenciado, sutil e levemente esfumaçado.
Sua casca natural é riscada com as marcas da rede que o envolve durante seu amadurecimento, sua pasta é amarela pontilhada de pequenos olhos.
Quando o assunto é vinho, opte por brancos secos: Sauvignon Blanc, Chardonnay como os franceses Sancerre e Pouilly-Fuissè
Você sabia...
Pouilly-Fuissé
"Parte do enorme distrito de Maconnais, a appellation de Pouilly-Fuissé produz seis milhões de garrafas de brancos por ano. feitos inteiramente de uvas Chardonnay e variando sua qualidade de básico ao sublime, eles estão, sem dúvida, entre os mais famosos Borgonhas brancos do mundo.
Cercada por vinhas Chardonnay, na base da antiga rocha de Solutré, a aldeia de Pouilly, junto com a cidade de Fuissé, a leste, dá nome à grande appellation de Pouilly-Fuissé - quatro comunas cujos vinhos são de dois tipos. O Pouilly-Fuissé refrescante, leve, mas francamente insosso vendidos em supermercados em todo o mundo e o Pouilly-Fuissé gloriosamente complexo e longevo feito por produtores talentosos.
Os solos diferentes obviamente têm papel nessa qualidade variável, como os vinhos repletos de sabores dos vinhedos em torno das aldeias de Vergisson, a noroeste, e Fuissé, a sudeste, contrastando com os mais complexos, de uvas cultivadas na área em volta de Pouilly, no centro da appellation. bem mais significativa que a variação do solo, porém são o cuidado e a habilidade dos viticultores e produtores das grandes cooperativas, responsáveis pela maior parte da produção local."
Fonte: Vinhos francese (Robert Joseph)
Nenhum comentário:
Postar um comentário