Como sempre digo, não há nada melhor que uma taça de espumante para transformar o mais simples encontro num momento especial, para aguçar o apetite então, é uma maravilha.
Mas você sabia que o espumante vai muito além do aperitivo, e não só pode, como deve ser desfrutado com pratos mais substanciais?
Façamos então como os habitantes de Champagne, que servem Champagne de diversos estilos com qualquer prato.
Abra seu universo enogastronômico começando por essas dicas de harmonizações, sempre lembrando dos Espumantes brasileiros, dos quais sou fã e sempre recomendo.
Comecemos pelo Brunch (uma refeição matinal que acontece antes do meio dia e que combina café da manhã com um pequeno almoço) comida de Brunch engloba pães, frios, tortas, saladas, petiscos, frutas, etc.
Risotos: Qualquer Espumante Brut brasuca acompanha bem risoto, inclusive os que levam frutas na preparação.
Pernil e Aves em geral: Qualquer espumante Brut elaborado pelo Método Tradicional, ou um Champagne seco Rosé, pense nessa harmonização para as festas de fim de ano, você vai se surpreender.
Bacalhau: Fica divino acompanhado de um um Cava, ou um Champagne ou de um Espumante elaborado pelo Método Tradicional.
Frutos do mar e Peixes fritos: Combinam maravilhosamente com Espumantes Brut.
Comida Tailandesa ou Chinesa: Os bons vinhos Espumantes de todo o mundo são ideais para tais pratos.
Sushi e Sashimi: Vá de Espumante Brut brasileiro, ou qualquer Espumante Brut de qualidade. Porém cuidado com a raiz-forte e não exagere no shoyo.
Outra dica legal é servir Espumante durante toda a refeição, mas o menu tem que estar voltado para tal, você começa com um Espumante branco e leve com a entrada, prossegue com um Espumante branco com mais corpo ou até mesmo um Rosé com o prato principal e finaliza com um espumante doce com a sobremesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário