quarta-feira, 13 de março de 2019
Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Gorgonzola
Gorgonzola é um queijo italiano muito antigo, suas origens são desconhecidas, dizem que foi feito a primeira vez, na cidade homônima, a 15 km de Milão, no centro da Lombardia, no ano de 879.
No século 19, a Lombardia era conhecida pela produção de um queijo macio chamado Stracchino. Há evidências que este queijo feito em torno da cidade de Gorgonzola desenvolveu características especiais que o tornaram único, provavelmente foi contaminado com um mofo particular que estava naturalmente presente nas cavernas onde o queijo era envelhecido.
O "Stracchino de Gorgonzola", começou a ser apreciado como um tipo diferente de queijo, e se tornou conhecido em todo o norte da Itália.
Ao longo do tempo, a produção de Gorgonzola se expandiu para outras partes. Desde 1970, a produção de Gorgonzola é regulada pelo seu Consórcio e está limitada as áreas da Lombardia e do Piemonte.
Passou a ser um produto DOP desde 1996.
O Gorgonzola DOP é um queijo produzido exclusivamente de leite de vaca integral pasteurizado. Hoje a maior parte dos queijos são perfurados com agulhas às 4 semanas para a adição de esporos do fungo Penicillium.
Existem dois tipos de Gorgonzola; a cultura do mofo utilizada e seu período de amadurecimento vão defini-los em:
Gorgonzola Dolce - a cultura do mofo utilizada é a Penicillium glaucum, é um Gorgonzola mais suave, pois envelhece por apenas 3 meses, por isso possui apenas mofos parcialmente estabelecidos e ainda, preserva grande quantidade de umidade (45%) resultando em um queijo cremoso, com pouca coloração azul e leve picância,
Gorgonzola Naturelle (Picante) - usa-se as culturas Penicillium glaucum ou a Penicillium roqueforti, seu envelhecimento é mais longo, 6 meses ou mais, possui mofo totalmente estabelecido, aroma pungente, sabor mais forte e picante, massa quebradiça devido a perda natural de umidade que também influencia o sabor.
Existe também o Gorgonzola feito de acordo com o método tradicional de pendurar a coalhada durante a noite, é agora raro, quando você o encontra, às vezes é chamado de Gorgonzola del nonno ou Gorgonzola antíco.
Quando o assunto é vinho, você pode combinar o Gorgonzola Dulce com um vinho branco frutado como um Riesling, já a variedade Naturelle (picante) precisa de um vinho mais forte e mais doce, ou um fortificado como um Passito.
Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Gaperon
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário