quinta-feira, 19 de setembro de 2019
Dicas: Cuidados com o vinho
1. Cuidado ao trasportar suas melhores garrafas de vinho quando está muito frio ou muito calor pois um aumento de temperatura causa a expansão das bolhas de ar entre a rolha e o vinho, forçando-o para fora entre a rolha e a garrafa. Depois com a queda da temperatura, cria-se um vácuo forçando a entrada do oxigênio pela rolha. Como sabemos, o oxigênio é o grande inimigo do vinho.
2. Enquanto o vinho amadurece na garrafa, ocorrem reações químicas que o modificam. A duração do tempo que ele foi guardado muda o equilíbrio da fruta, do álcool, dos taninos e do nível de acidez, aumenta a complexidade dos aromas e sabores; e por fim ele se torna desagradável para consumo. Um aumento na temperatura acelera essas reações químicas; assim, se for armazenado em um local mais quente, amadurecerá mais rapidamente. Por outro lado, se sua adega é muito fria, seus vinhos que merecem ser guardados terão duração maior do que você imaginaria.
3.A luz pode modificar o sabor dos vinhos, principalmente os espumantes. A exposição à luz durante tempo prolongado pode produzir um sabor de papelão molhado - uma condição conhecida como "raio de luz". Evite comprar vinhos que parecem estar expostos a um fonte de luz forte por longo tempo.
4.Por fim, se uma garrafa de vinho é fechada com tampa de rosca ou de plástico, isso geralmente significa que ele não foi produzido para ser envelhecido, beba o quanto antes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário