sexta-feira, 11 de junho de 2021

Vieiras ao Beurre Blanc


Beber, Comer e Amar...

Uma bela sugestão de Entrada para o Dia dos Namorados
Má na cozinha preparando Vieiras ao Beurre Blanc
As vieiras são molúsculos bivalves ( uma concha dividida em duas valvas duras, que protejem as partes moles do animal) de alto valor comercial.
Você sabia que apenas 15 países no Mundo são produtores de vieiras, e que dentre eles está o Brasil?
Possuímos dois laboratórios que fornecem sementes ( lavas) para o cultivo. O IED-BIG, no Rio de Janeiro - Angra dos Reis, que conta com 16 fazendas marinhas, onde as vieiras nativas são fruto de repovoamento da Bahia da Ilha Grande; e outro em Santa Catarina - Porto Belo, onde as sementes são fornecidas pela UFSC.
Além dessas, a fazenda marinha da  Praia de Picinguaba - Ubatuba - SP também cultiva vieira em porções menores num projeto que envolve a comunidade local de pescadores.
A estrela do prato de hoje recebeu um delicioso molho Beurre Blanc, para prepará-lo, ao invés de Muscadet de Nantes (o vinho oficial do Beurre Blanc), o Marcelo usou um exemplar brasileiro que também foi usado na harmonização.


Taffarel 2020 - Elaborado pela Vinícola Cave Antiga - Situada em Farroupilha
Vinho muito interessante, e diga-se de passagem  muito bem feito com 50% Chardonnay e 50% Schönburger oriundas de Cotiporá - RS
A novidade aqui é a Schönburger uma variedade de uva alemã que se originou do cruzamento da Pinot Noir com Pirovano, que por sua vez, já é um cruzamento da Chasselas com Muscat Hamburg.
Vinho amarelo palha, límpido e brilhante, muito aromático, floral, frutas de polpa branca e cítricas, em boca é  leve e muito elegante.
A acidez baixa/média do vinho, que pensávamos que não iria aguentar o molho, até que aguentou!!!
Valeu, pela experiência de degustar uma variedade de uva rara no Brasil e também rara no mundo onde há menos de 25 hectares plantados.
Que tal preparar essa iguaria para seu fim de semana?
Eu, como sempre, contribuo com a receita:
Ingredientes:
Molho Beurre Blanc
1 chalota picada
125 ml de vinho branco seco
1/2 colher (sopa) vinagre de vinho branco
110 gramas manteiga sem sal em cubos
Sal marinho e pimenta-do-reino branca
Preparo:
Leve ao fogo uma panela com a chalota, o vinho branco e o vinagre. Quando abrir a fervura reduza para fogo médio. Deixe ferver até o molho reduzir bem o volume e engrossar (resultando apenas 2 colheres (sopa) do líquido, baixe ainda mais o fogo e incorpore a manteiga aos poucos ( com um foue), tempere com sal e pimenta.
Coe o molho. (Deixe-o em banho-maria para não esfriar)
Enquanto isso, salteie as vieiras na manteiga até que fiquem douradas, tempere com sal e pimenta.
Disponha as vieiras em um prato fundo, regue com o molho e sirva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário