segunda-feira, 26 de junho de 2017
Termos alemães que você talvez não conheça
Amtliche Prufungsnummer: número e comprovação de controle de qualidade, significando que o vinho passou por testes oficiais analíticos e de sabor. Aparece em todas as garrafas de vinhos alemães de qualidade, na categoria de Qualitatswein Bestimmter Anbaugebiete ou Qualitatswein Mit Pradikat.
Anbaugebiet: uma das treze regiões produtoras de vinho da Alemanha. O plural é Anbaugebiete.
Ausbruch: vinho de categoria feito em Burgenland, na Áustria. Os Ausbruche são ligeiramente mais opulentos do que os Beerenauslesen e devem ser produzidos com uvas bastante maduras e botritizadas.
Auslese: plural Auslesen (colheita selecinada) vinho feito com uvas muito maduras, de cachos selecionados, um degrau acima em riqueza e intensidade. Em geral, esses vinhos só podem ser produzidos nos melhores anos, suficientemente quentes.
Muitos auslesen possuem exuberante doçura.
Beerenauslese (BA): plural Beerenauslesen (colheita de bagos selecionados): os beerenauslesen são vinhos de sobremesa raros e caros, feitos com uvas individualmente selecionadas à mão. Em geral abreviados para (BA), esses vinhos são produzidos com uvas afetadas pela podridão nobre (Botrytis Cinerea), o que lhes dá a profunda riqueza de mel.
Bereich: um dos quarenta distritos oficiais. As treze regiões vinícolas (Anbaugebiete) da Alemanha são oficialmente divididas em quarenta Bereiche, que por sua vez se dividem em Grosslagen, que por sua vez se dividem em Einzellagen.
Berg: colina ou montanha
Blau: azul; quando se refere a uvas, significando tinto.
Bocksbeutel: garrafa em forma de jarra, usadas nos vinhos da região alemã de Franken
Burg: fortaleza
Classic: termo usado às vezes nos restaurantes de vinhos regionais da Alemanha, indicando que o vinho é seco (exemplo, Rheinhessen riesling). Para ser considerado clássic o vinho precisa ter menos de 1,5% de açúcar residual. Esse termo, que pode ser usado, ou não à critério do produtor, apareceu pela primeira vez nos rótulos de vinhos alemães na safra de 2000.
Edelfaule: o mesmo que Botrytis Cinera, os saborosos vinhos de sobremesa Beerenauslesen e trockenbeerenauslesen (da Alemanha e da Áustria) são produzidos com a ajuda d Edelfaule.
Leia também - Termos portugueses que você talvez não conheça
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário