sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Dica de como identificar defeitos do vinho


Os defeitos que alguns vinhos possam ter em alguns casos são mais evidentes e, em outros, mais sutis.
Então como saber se seu vinho está defeituoso.
Infelizmente nem toda garrafa de vinho é perfeita. Existem dois defeitos principais que devemos procurar ao abrir uma garrafa.
Oxidação: o defeito mais fácil de identificar e também o mais frequente.
A oxidação é causada pelo excesso de oxigênio no vinho. Pode surgir de uma falha na vedação ou se o vinho for deixado tempo demais na garrafa.
Como consequência a coloração de um vinho oxidado muda, o vinho branco ganha uma cor dourada/cobre escuro, enquanto o tinto geralmente começa a ficar marrom.
Mas a forma mais óbvia de saber se o vinho está oxidado é pelo cheiro, ele perde todos os seus aromas característicos e você só sente um cheiro semelhante ao vinagre.
O outro defeito. é o Bouchonné (doença da rolha - TCA), um pouco mais difícil de detectar, pois não dá para saber se o vinho ficou Bouchonné só de olhar, o "mofo" da rolha não aparece na sua superfície, para detectá-lo você precisa cheirar.
Quando está muito óbvio um vinho Bouchonné terá um aroma inconfundível de papelão molhado e mofo.
Mas nem sempre um vinho Bouchonné é tão óbvio e mesmo para degustadores experientes é difícil dizer se ele está ou não contaminado, normalmente o  Bouchonné vai excluir do vinho suas características de fruta tornando-o insípido.
A contaminação por TCA é mais evidente em vinhos espumantes, porque o gás carbônico, que dá as bolhas ao vinho, também provoca a evaporação desse composto, tornando-o mais evidente ao olfato.
Existem outros defeitos menos comuns, Sulfito de hidrogênio aparece em vinhos que foram fermentados em ambiente com limitação de nitrogênio e exalam um cheiro de ovo podre; ácido acético e acetato etílico podem produzir cheiros de vinagre e acetona, enquanto o Brettanomyces  fazem seu vinho cheirar a gesso ou crina de cavalo.
Já sedimentos, borras e cristais no vinho não são considerados defeitos, estão ligados à estabilização,  à filtração e ao amadurecimento do vinho.
Bom, defeito é defeito nisso todos nós concordamos, porém alguns enólogos e enófilos consideram uma pequena oxidação, uma pequena redução ou mesmo uma pequena contaminação por Brett uma peculiaridade, caso sejam encontrados na medida certa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário