segunda-feira, 5 de agosto de 2019
Os diferentes estilos de vinho - Rosés e Vinhos Fortificados
Rosés
Alegres, frescos e frutados.
Antes com má fama, pois nas últimas décadas eram produzidos em grande escala, hoje o Rosé vem encontrando novamente mercado, com aumento da demanda melhorou consideravelmente a qualidade.
São feitos em sua maioria com uvas tintas, como Grenache, Syrah, Pinot Noir, Nebbiolo e até mesmo com Cabernet Sauvignon; que são espremidas e têm as cascas removidas antes que elas transmitam ao suco todos os pigmentos e taninos.
Quanto mais tempo as cascas ficarem no suco, mais escura será a cor do vinho.
A cor varia de salmão claro ao vermelho vivo translúcido.
Não são maturados em carvalho, por isso são sempre refrescantes, frutados com um sabor bem definido de frutas vermelhas maduras (morango e framboesa), com aromas picantes e sutis.
Nem todos os Rosés são leves no corpo, em geral devem ser tomados ainda jovens.
Exempllos: Se você gosta de estilos mais leves, procure os Rosés do Vale do Loire (França) como os de Sancerre ou D'Anjou.
Se gosta de Rosés mais encorpados, procure os Garnachas de Navarra (Espanha), os feitos com Cabernet Sauvignon do Chile, ou os de Grenache da Austrália (Barossa Valley).
Não esqueça de servir o Rosé bem resfriado e se for harmonizá-lo com comida mantenha-o resfriado durante a refeição, são ótimos com massas, saladas e pizzas.
Vinhos Fortificados
Intensos, aromáticos e sedosos.
Tintos ou brancos têm a fermentação interrompida pela adição de aguardente que eleva o teor alcoólico e, em boa parte dos casos, preserva parte do açúcar da uva.
Possuem alta viscosidade , com pernas extremamente longas na taça.
Exemplos: vinho do Porto (Douro - Portugal) é o exemplo mais conhecido, possuem vários estilos: o Ruby é o estilo mais básico, frutado sem safra para tomar no dia-a-dia.
Os Tawny são suaves, complexos, com sabores de nozes, que passam por um longo envelhecimento em barrica, procure pela indicação de idade contida no rótulo, 10, 20, 30, 40 anos.
O LBV é o vinho produzido a partir de uma só colheita, envelhecido em barrica por quatro a seis anos antes de ser engarrafado.
O Vintage produzido de uma única colheita, porém esta colheita tem que ser excepcionalmente boa, passa dois anos envelhecendo em barrica, é engarrafado e deve amadurecer por pelo menos quinze anos, antes de ser tomado.
O Colheita também produzidos de uma única safra são envelhecidos nas barricas por no mínimo sete anos, alguns envelhecem até trinta anos.
Madeira (Portugal) são vinhos que após a fermentação passam pelo menos três meses expostos ao calor, este processo, chamado de estufagem, carameliza os açúcares e oxida o vinho, permitindo que envelheçam até 200 anos! Apresentam aromas de nozes, chocolate e damascos e um delicioso caráter "queimado".
Há quatro tipos de vinho madeira, do muito seco ao mais doce: Sercial, Verdelho, Boal e malvasia
Setúbal (Portugal) produzido com a variedade Moscatel, depois de fortificado (aguardente vinífera) é deixado em contato com as cascas por vários meses, antes de ser envelhecido em barricas por por 5 a 25 ou mesmo 50 anos.
Jerez (Andaluzia- Espanha) Quando termina a fermentação o vinho é fortificado (aguardente de uva) para elevar seu nível de álcool para 15,5% para um Jerez Fino (permitindo que a flor (levedura) floresça durante a maturação, protegendo-o da oxidação), ou para 18% para um Jerez Oloroso (evitando que a flor se forme durante a maturação). A maturação se faz pelo sistema de soleira.
Existem vários estilos de Jerez dentro da categoria Fino e Oloroso.
Málaga (Andaluzia - Espanha) vinho fortificado (aguardente vinífera) feito com a variedade Pedro Ximénez ou Moscatel, que o tornam muito doce. A fruta colhida é seca ao sol antes de ser pressionada.
VDN (Vinho Doce Natural) apesar do nome são vinhos fortificados (com álcool neutro) são eles: Muscat De Beaumes-De-Venise ( Rhône-França); Rivesaltes (Sul da França); Banylus (Collioure- França); Maury (Roussillon-França); Rasteau (Rhone-França).
Sirva os fortificados gelados, realça a acidez que é o segredo do seu frescor, assim ele não vai ficar enjoativo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário