quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo- Queijo Montasio

Queijo Montasio
O queijo Montasio leva o nome do maciço Montasio localizado nos Alpes Giule em Friulli
Venezia Giulia- Itália.
Sua produção, que começou por volta do ano 1200, ao longo do tempo, permanece fiel às estritas regras de sua antiga tradição.
Tem Denominação de origem protegida e atualmente, é produzido nas províncias de Friuli de Pordenone, Udine, Gorizia mas também nas províncias de Veneto de Bellune, Treviso, e em algumas áreas das províncias de Padua e Veneza.
O Montasio é elaborado com leite de vaca, classificado como semi-duro ou duro dependendo do tempo de cura que também o classifica em quatro versões:
Fresco (envelhecido de 60 a 120 dias) pasta branca e compacta, aveludada, com olhos homogêneos, a crosta é lisa e o sabor muito delicado de leite.
Mezzano (idade 5 a 10 meses) confere ao queijo uma consistência  mais firme, um sabor mais definido, olhos médios.
Stagianato (mais de 10 meses)
Stravecchio ( mais de 18 meses)
Do Stagianato ao Stravecchio, à medida que o tempo passa, a massa fica cada vez mais granulosa e quebradiça, mais seca e mais escura e o sabores mais fortes e picantes.
Quando o assunto é vinho, para harmonizar, opte por vinhos de Friuli Venezia Giulia
Para Montasio fresco: opte por vinhos brancos, um Tocai Friulano, um Colli Orientali del Friuli ou um Grave del Friuli.
Para Montasio curado: opte por tintos, um Refosco ou Shioppettino.

Você sabia...
Friuli Venezia Giulia sempre foi a terra dos grandes vinhos Brancos, mas produz Tintos e Rosés, sendo o Rosé pouco difundindo na região.
Em Friuli Venezia Giulia existem atualmente quatro DOCG, dez DOC e três IGT.
Collio ou Collio Friulano
Localizada no leste da região, na província de Gorizia, é particularmente famosa pela produção de vinhos brancos - Tocai Friulano e Ribolla Giallo são as videiras mais importantes desta área., ladeadas por vinhas internacionais como Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Em Collio também são produzidos vinhos tintos, em especial com a uva Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
Colli Orientali del Friuli 
Segunda área mais famosa e importante de Friuli Venezia Giulia, está localizada mais a noroeste, na província de Udine. Ali se produz o mais procurado e famoso Vinho de Sobremesa da Itália o Picolit. Outro vinho doce é produzido a partir de uvas Verduzzo Friulano, tanto Passito como Colheita tardia. A produção de Colli Orientali del Friuli também é mais de vinhos brancos, particularmente das uvas Tocai Friulano, Sauvignon Blanc e Chardonnay. Os tintos provém da Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e Pinot Noir, enquanto entre as uvas autóctones com bagas pretas destacam-se a Schioppettino, Refosco dal Peduncolo Rosso, Tazzelenghe e a Pignolo.
Friuli Grave 
É a maior denominação da região e se estende da província de Udine para o oeste até a de Pordenome. Seu nome deriva do solo, rico em seixos e cascalho, adequado para a produção de excelentes vinhos. Os vinhos de Grave geralmente têm menos complexidade dos que o de Colli ou de Colli Orientali del Friuli, no entanto, o nível médio de qualidade das DOs é um dos mais altos da Itália, Em Grave, os brancos são produzidos a partir de Chardonnay, Sauvignon Blanc e Tocai Friulano, os tintos baseiam-se principalmente em Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon e nas autóctones Refosco dal Peduncolo Rosso.
Ramandolo
A área Ramandolo antes de 2001 era uma sub-zona da denominação Colli Orientali del Friuli DOC, foi a primeira DOCG na região, que hoje tem quatro. Produz o vinho doce homônimo das uvas Verduzzo Friulano, a partir de uvas maduras e secas.
As outras áreas:
Igualmente importante é a denominação Friuli Isonzo DOC, seus vinhos principalmente brancos, são provenientes das uvas Tocai Friulano Sauvignon Blanc. Os tinto são de Merlot, Cabernet Sauvignon.Na parte sul da região, plana, estão as DOCs Annia e Latisana, que produzem principalmente brancos que são diretamente influenciados pelo clima marítimo.

Vale lembrar que a variedade de uva Tocai Friulano é difundida em Friuli Veneza Giulia e no leste do Veneto, onde é cultivada há séculos e seus vinhos sempre foram conhecidos como "Tocai". Em 1993, a Hungria entrou com uma queija junto à UE, solicitando ao Poder legislativo que bloqueasse a Itália de rotular vinhos como Tocai.
Uma prolongada batalha legal terminou com a decisão de 2005 da UE que os italianos poderiam usar a designação "Tocai" apenas em garrafas vendidas na Itália. (e não no exterior).
A decisão entrou em vigor em março de 2007.
A partir de 2008 o vinho "Tocai" ou "Tocai Bianco" ou "Tocai Friulano" desaparece do mercado, para dar lugar ao vinho "Friulano" em Friuli Veneza Giulia e ao vinho "Tai" no Veneto.

Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Mascarpone


Nenhum comentário:

Postar um comentário