terça-feira, 25 de setembro de 2018

Queijos e vinhos pelo mundo - Danish Blue


Danish Blue é um queijo azul dinamarquês semi-macio com leves veios azul esverdeados, de textura cremosa e às vezes quebradiça, pequenos orifícios são indicadores onde a cultura do mofo foi injetada no queijo jovem. Seu sabor é forte, fresco, picante e quase amargo.
Conhecido como Danablu em sua terra natal.
Hanne Nielsen (1829-1903) foi a pioneira na história do queijo Danish Blue.
Em 1874, produziu o primeiro queijo azul dinamarquês inspirado no francês Roquefort, que conheceu em uma de suas muitas viagens de estudo ao exterior.
Cerca de 40 anos depois que Hanne Nielsen fez seu queijo azul. Marius Boel desenvolveu o Danablu em Funen. Hoje um dos maiores sucessos de exportação da Dinamarca, reconhecido pela UE como IGP dinamarquês.
Danablu é hoje fabricado a partir de leite de vaca e cremes homogeneizados, aos quais se acrescentam cultura de mofo naturais. O queijo fresco é perfurado com agulhas, porque a cultura do mofo precisa de muito oxigênio para se desenvolver.
Os queijos amadurecem por 5-6 semanas e são cuidadosamente virados a cada 3 dias.
Às vezes pode se apresentar quebradiço, o que não diminui seu sabor ou qualidade.
Quando o assunto é vinho, para harmonizar opte por vinhos fortificados como um Jerez Oloroso.

Você sabia...
"Vinhos Generosos de Jerez são definidos pelos Regulamentos do Consejo Regulador como vinhos secos (com uma quantidade máxima de açúcar residual de cinco gramas por litro) produzidos a partir da fermentação total do mosto, normalmente produzido a partir e uvas Palomino, ao fim do qual um filme de levedura conhecida como "flor" aparece sobre a superfície do vinho base.
A decisão do bodegueiro de fortalecer o teor alcoólico do vinho base a 15 ou 17% do volume determina o tipo de envelhecimento que o vinho sofrerá mais tarde. A partir deste ponto aparecem os diferentes tipos de vinhos Generosos.
Manzanilla - Fino - Amontillado - Oloroso - Palo Cortado
O Oloroso vinho indicado para a harmonização de hoje é produto da fermentação completa do mosto de uva Palomino , os Olorosos são vinhos "vocacionais" cujas estruturas especiais, aparentes desde o início, indicam aos provadores que o seu destino é o envelhecimento oxidativo. Uma fortificação inicial a 17% em volume previne o desenvolvimento do filme flor, e assim o vinho envelhece lentamente em contato constante com oxigênio à medida que desce pelo tradicional sistema de criaderas e solera. A perda gradual de água através das paredes de madeira do barril facilita um processo de concentração que permite ao vinho ganhar estrutura, maciez e complexidade."

Fonte : Sherrywines - Vinos de Jerez

Leia também: Queijos e vinhos pelo mundo - Danbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário