quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Mascarpone



Mascarpone é um queijo italiano originário da Lombardia, em particular de Lodi. Atualmente é produzido também em várias áreas da Itália.
A produção do Mascarpone segue métodos diferentes daqueles usados para produzir queijos, nenhum coalho é empegado não havendo o processo de coagulação.
Ao contrário dos outros queijos, o Mascarpone não é obtido a partir do leite, mas do creme de leite. O creme de leite é colocado em recipientes de aço inoxidável; depois é levado a uma temperatura de 90 -95 graus e acidificado pela adição de ácido cítrico (ou tartárico). O pH vai de 6,7-acidez também característica do leite - a cerca de 5,9-6,0; desta forma as proteínas agregam e o Mascarpone se separa do soro. Quando o processo de espessamento em caroços homogêneos e muito finos é corretamente ativado, o queijo obtido é homogenizado e enviado para as linhas de embalagem. O Mascarpone ainda quente e colocado em salas à frio, onde com arrefecimento progressivo adquire a sua característica consistência cremosa.
Devido a este método de processamento específico, ele seja excluído por muitos da categoria queijo, mas de acordo com a lei italiana, O Mascarpone deve ser considerado como tal.
Mascarpone tem aparência de um creme macio e firme, de cor amarela clara, com sabor doce.
Tem lugar de destaque na cozinha, onde é utilizado de muitas formas, principalmente na confecção de sobremesas, sendo o tiramisu a mais conhecida.
Partindo desta premissa, para acompanhar sobremesas feitas com Mascarpone opte por vinhos doces como por exemplo um Passito de Pantalleria.

Você sabia...
O Passito di Pantalleria é um vinho passificado doce produzido exclusivamente na ilha de Pantalleria, na província de Trapani.
É elaborado exclusivamente com uvas Zibibbo (também conhecida como Moscato de Alexandria).
Antes de tudo a colheita é feita com boa maturidade, então para enriquecer a uva de uma alta concentração de açúcar os cachos são postos para secar ao sol. Uma vez que as uvas estejam devidamente secas, a fermentação começa, e é lenta, em média de 12 a 24 meses.
Por lei, o Passito di Pantalleria não pode ser comercializado antes de primeiro de julho do ano seguinte à colheita da uva.
A colheita é manual, muito trabalhosa e cansativa pois os terraços são íngremes.
O rendimento é baixo, quatro quilos de uvas colhidas na vinha produzem menos de um litro de vinho.
Esses fatores justificam o alto preço da garrafa.
A produção do vinho Passito di Pantelleria na ilha data de quase dois mil anos, quando , em 200 aC, o general cartaginês Magone descreveu a produção do que era uma versão primitiva do Ouro amarelo de Pantelleria.
Características organolépticas
Cor: amarelo dourada, tendendo ao âmbar.
Sabor: doce, aromático, agradável.
Cheiro: perfumado, característico de Muscat

Leia também: Queijos - Queijos e vinhos pelo mundo - Queijo Manchego


Nenhum comentário:

Postar um comentário