terça-feira, 12 de novembro de 2019

Vinhos com nomes diferentes - Vins de Soleil



Vins de Soleil é o apelido dado aos vinhos da denominação Saint-Joseph (Vale do Ródano) devido a magnífica exposição solar de suas encostas.
A denominação de Saint-Joseph está localizada na margem direita do Ródano e suas videiras (90% Syrah, restante Marsanne e Roussanne) são plantadas nas encostas íngremes que revestem o rio. Dizem na região que, para que o vinho seja bom, é necessário que a vinha veja o mar.
Administrativamente, o Saint-Joseph pode ser produzido nos departamentos de Ardeche e Loire.
O vinhedo goza de um clima aberto ao sul e protegido dos ventos predominantes. As encostas íngremes permitem boa drenagem e a ótima exposição ao sol.
Os solos são de argila arenosa, calcário, granito e óxido de ferro.
O vinho tinto Saint-Joseph só pode ser produzido com uma variedade de uva principal Syrah (90%) a única variedade tinta da denominação. No entanto, podem ser utilizados 10% de Marsanne ou Roussanne.
São vinhos poderoso, de uma bela cor púrpura, levemente picantes, alguns com aromas de alcaçuz, apresentam taninos bastante presentes quando jovens, mas temperados por uma bela presença de frutas (groselha, amora, framboesa), completadas por uma pitada de violeta. Na maturidade (5 anos), esses Syrah desenvolvem uma redondeza que favorece a harmonização com uma grande variedade de pratos.
O vinho branco Saint-Joseph é fresco e elegante, marcado por notas de mel e acácia, onde as variedades Marsanne e Roussanne se encontram. Um vinho distinto e delicado tem uma bela cor amarela com reflexos verdes, um belo floral traz requinte e comprimento na boca.

Leia também: Vinhos com nomes diferentes - Vins de Paille

Nenhum comentário:

Postar um comentário