quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Você está tomando seu vinho na temperatura certa?


Certa vez minha adega climatizada pifou,  na ocasião tive que me adaptar ao balde de gelo, e foi ai que percebi que o cuidado com a temperatura do vinho é essencial para garantir aquilo que o vinho tem de melhor; seja seu corpo, seu frescor ou sua acidez.
Adequar o vinho a essa temperatura foi estranho no começo, se ele resfria muito, perde seus aromas e realça a dureza de seus taninos; e se estiver acima da temperatura recomendada perde seu equilíbrio e libera um aroma agressivo de álcool.
E tem uma coisa muito importante, de modo geral, não é a cor e sim o corpo do vinho que vai determinar sua temperatura de serviço.
Quanto mais encorpado for o vinho menos gelado deverá estar. Por exemplo: vinhos tintos mais densos, precisam estar entre 18ºC a 20ºC, e conforme vão ficando mais leves, delicados e frutados a temperatura vai caindo para 16ºC a 14ºC. Mas cuidado, abaixo disso, o amargor começa a ser muito pronunciado, a fruta some e o vinho muda para pior.
Já os brancos e espumantes para serem melhor apreciados necessitam de uma temperatura mais baixa entre 6ºC a 8ºC, para terem sua acidez valorizada e mostrarem o seu potencial.

Aqui em casa faço assim:
Abro a garrafa antes de colocá-la no balde, que já está com partes iguais de água e gelo, a garrafa tem que ser envolvida pela água, aí sigo essa tabela:
Tintos - 5 a 10 minutos
Brancos - 20 minutos
Rosés - 20 minutos
Espumantes- 30 minutos (manter a garrafa no balde)
Fortificados - 20 minutos
Conforme você vai se familiarizando com cada estilo de vinho vai descobrindo sua temperatura ideal.
Faça o teste, prove o vinho na temperatura correta e perceberá a importância dessas regras.                                                                                                                                                                                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário