sábado, 10 de setembro de 2016

Vinho Stoneburn Pinot Noir 2009 harmonizado com codorna recheada de frutos secos com purê de abóbora

Beber, Comer e Amar...
Má na cozinha preparando, codorna recheada com farofa de frutos secos e purê de abóbora.
Harmonizar carnes de aves com vinho, pode e deve ir além daquela velha máxima "vinho branco deve ser bebido com carne branca e vinho tinto com carne vermelha".
Isso pode ter sido válido há muitos anos, quando não tínhamos tanta variedade de alimentos.
Atualmente temos uma variedade muito maior de carnes, bem como uma variedade muito maior de vinhos, sem contar com os infinitos modos de preparo (a vapor, cozida, assada, com molho, recheada, grelhada etc).
Sendo assim, dependendo da ave e do jeito que você a prepara o vinho ideal muda.

 
É verdade que o tanino que alguns tintos tem em alto nível, não vai combinar com a delicadeza de uma carne branca; porém tintos leves com baixo teor de tanino e boa acidez combinarão.
Então, basta buscar uma equivalência entre a textura da carne e o vinho no que se referi a tanino e acidez.
A codorna não é tão suave quanto uma carne de frango tem um pouco mais de estrutura, ela ainda foi recheada com farofa contendo nozes, damascos, tâmaras, figos e amêndoas, tende a ser tão adocicada que ao meu ver, um Pinot Noir neozelandês frutado vai complementar essa doçura e compor uma ótima harmonização.
Stoneburn Pinot Noir 2009 - Nova Zelândia - Malborough vinho de corpo médio e textura suave, aromas de cerejas e framboesas que confirmam no paladar, com toques de especiarias, macio e bem equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário