segunda-feira, 1 de maio de 2017
Termos franceses que você talvez não conheça
Continuando a série, veremos agora termos franceses.
Assemblage: termo usado para Champagne ou Espumante, referente à mistura ou associação de vinhos não espumantes antes da segunda fermentação, que forma as borbulhas.
Baumé: escala usada na França e em boa parte da Europa para medir o açúcar das uvas e portanto o grau de amadurecimento. Outras escalas para medir o açúcar são Brix (usada nos Estados Unidos) e Oechsle (usada na Alemanha).
Blanc de blancs: literalmente, branco feito de (uvas) brancas. Champagne ou Espumante dourado, feito inteiramente de uva Chardonnay.
Blanc de noirs: literalmente, branco feito de (uvas) negras. Champagne ou Espumante feito de uvas tintas. (os franceses referem-se às uvas tintas como sendo negras). É possível fazer um vinho branco a partir de uvas tintas porque o mosto e a polpa das uvas de casca escura é branco. Em geral, , o Blanc de noirs é feito de Pinot Noir, mas em alguns casos pode-se usar Pinot Meunier. Muito poucas vinícolas produzem
Champagne desse tipo. Essa prática é mais comum entre os produtores de espumantes da Califórnia.
Brut: Champagne ou Espumante que varia entre o seco e o muito seco. O Extra brut é ligeiramente mais seco do que o brut.
Cépage noble: a palavra cépage significa variedade de uva. As chamadas variedades de uvas nobres - cépages nobles - são as que servem para preparar um bom vinho, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir ou Chardonnay.
Chai(s): instalação(ões) térrea(s) usada(s) para armazenar vinho.
Château: construção onde o vinho é preparado, e em torno da qual crescem as videiras. Apesar de a maioria das pessoas imaginar propriedades palacianas, como o régio Château Margaux, de Bordeaux, um château pode ser humilde como uma garagem. Os nomes da maioria das propriedades em Bordeaux são precedidos da palavra château , embora essa palavra não seja usada com tanta frequência em outros lugares da França, e jamais na Borgonha, onde o equivalente aproximado seria Domaine.
Climat: termo usado especialmente na Borgonha para designar um campo ou canteiro específico. Cada climat se distingue pelo solo, pelo clima, pela orientação em relação ao sol, inclinação, capacidade de drenagem, etc.
Clos: termo usado especialmente na Borgonha para indicar um vinhedo cercado por muro. Um dos vinhedos murados maiores e mais famosos da Borgonha é o Clos Vougeot.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Adorei a dica
ResponderExcluirDica é sempre bom né!?
Excluir