segunda-feira, 22 de maio de 2017

Pinot Gris


Dependendo de onde é plantada, a Pinot Gris pode ter um sabor diferente. Em Tre Venezie, na Itália, a Pinot Gris - Pinot Grigio - costuma produzir um vinho simples, leve e vibrante; no entanto , alguns pequenos produtores fazem versões tâo intensas que podem parecer oriundas de uma uva completamente diferente. Além disso, a o fato de que a Pinot Grigio italiano não tem qualquer semelhança com o majestoso, opulento e às vezes condimentado Pinot Gris da Alsácia, antes conhecido como Tokay-pinot gris,
Na Alemanha, o Pinot Gris (chamado Grauburgunder, ou rulander) também pode ser um tanto diferente - amplo e até mesmo rubenesco (para os padrões de vinhos alemães).
No Oregon, onde o Pinot Gris se tornou extremamente popular na década de 1990, os melhores vinhos são bastante gostosos, com sabores de pêra e bolo de especiarias.
Quanto aos vinhos Pinot Gris da Califórnia (alguns chamados de Pinot Grigio), na maioria são viçosos, frescos, às vezes têm um intrigante  toque de pimenta ou um amargor que lembra rúcula.
Assim como a Pinot Blanc a  Pinot Gris é uma antiga mutação natural da Pinot Noir. No vinhedo, as uvas Pinot Gris (cinza) têm uma cor que varia entre o prata-azulado, o malva rosa e o amarelo-acinzentado. Como resultado, os vinhos brancos também variam em cor, embora sutilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário