Vinhos Tintos
A cor do vinho tinto provém do contato com os bagaços durante a fermentação, o vinho é tinto por casa das cascas, e vai do vermelho-púrpura, vermelho-rubi, vermelho-granada ao vermelho-telha.
Sendo que a tonalidade de vermelho vai depender da variedade da uva, da idade, se passou ou não por barrica de carvalho.
Conforme envelhecem perdem a tonalidade púrpura e a cor vermelha começa a se decompor, tendem a acastanhar e vão ficando mais claros.
Portanto quanto mais profundo o vermelho mais jovem o vinho, e ou mais espessa a casca da uva de onde ele se originou pois diferentes variedades de uvas possuem diferentes matizes. Por exemplo: a Pinot Noir produz um vermelho-alaranjado claro, a Gamay um vermelho-cereja, a Zinfandel um vermelho-púrpura vivo, a Nebbiolo um vermelho-quase negro.
Nos vinhos tintos, a intensidade da cor, mais do que a cor propriamente dita, será a indicação mais útil na hora de definir seu estilo, ela é verificada na parte central da taça e indica estrutura, quanto mais intensa mais estruturado é o vinho.
A tonalidade do halo (borda) do vinho é outro elemento importante, indica seu estágio de idade, sua evolução. Halos nos tons de granada ou cereja indica vinhos em total evolução, halos nos tons de laranja, cobre ou marrom são indícios de oxidação, indica que o vinho já tem alguns anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário