Lou Sarriette é um queijo francês, produzido nos Alpes provençais.O termo Sarriette no dialeto provençal significa saboroso.
Lou Sarriette é elaborado com leite de cabra, sua crosta é áspera e seca coberta com tomilho típico da região que lhe dá sabores particulares e característicos do sul da França, de massa branca com textura fina.
É consumido fresco e geralmente, seu amadurecimento, raramente excede duas semanas.
Quando o assunto é vinho, opte por um branco Costières de Nîmes (das casta Grenache Blanc e Clairette), ou se preferir um Rosé de Provence.
Você sabia...
Costières de Nîmes
A AOC Costières de Nîmes está localizada ao sul de Nîmes, entre Beaucaire e Saint-Gilles. Os Costières formam um terraço alto com vista para a planície do Ródano, ao norte de Camargue. Este território é o elo entre as vinhas do Rhône e as do Languedoc.
Seu território se beneficia de um clima mediterrâneo e solos argilosos de calcário, margas e pedras calcárias de arenito.
Os brancos são feitos de Grenache Blanc, Roussanne, Marsanne, mas também de Clairette, Bourboulenc, Viognier, Macabeu e Vermentino (Rolle), a mistura de pelo menos duas variedades de uvas é obrigatória.
Os brancos são modernos e elegantes, frescos e delicados.
Eles desenvolvem um generoso frutado, aromas frescos de flores brancas, frutas cítricas e frutas exóticas.
Algumas safras são vinificadas e envelhecidas em barris. Estes vinhos complexos e gordurosos valem a pena esperar por pelo menos três anos.
Desenvolvem aromas ricos de frutas amarelas (pêssegos principalmente) muito maduros, e evoluem para notas de mel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário