Beber, Comer e Amar...
Falta inspiração para a sua próxima refeição?
A combinação certa de comida e vinho pode criar uma experiência gastronômica emocionante, um todo delicioso que é realmente maior que a soma de suas partes.
A combinação de vinho e massa é uma delas, com uma infinita variedade de molhos e diferentes preparos.
Hoje, o Má está na cozinha preparando Linguine com cogumelos paris acompanhado de medalões de cordeiro.
Os cogumelos, compostos por mais de 90% de água, possuem notas amargas e o famoso sabor "umami", que pode ser traduzido como "saboroso", descoberto em 1908 pelo pesquisador japonês Kikunae Ikeda. Para harmonizar a dica é escolher o seu vinho de acordo com o tipo de prato e o tipo de cogumelo.
Por serem ricos em umami, isso faz com que eles combinem melhor com vinhos de baixo teor alcoólico, que sejam frutados e com boa acidez.
O Pinot é conhecido por seu aroma de "chão molhado" e é complemento perfeito para os cogumelos de todos os tipos.
Seu corpo mais leve evita dominar os outros sabores, e as notas de frutas vermelhas iluminam toda a experiência com seu frutado.
Considere um Pinot de uma região fria (como o que escolhemos hoje - Patagônia - Argentina) ele entregará vinhos com aromas de frutas vermelhas ( morango, framboesa, cereja) com notas vegetais ( folhas molhadas, cogumelos) sendo também um bom acompanhante para o medalhão de cordeiro.
A receita é simples.
1. Cozinhe o linguine em água com sal até ficar al dente.
2. Reserve 1 xícara da água do cozimento.
3. Escorra o macarrão.
4. Em uma frigideira refogue 2 dentes de alho e 1 cebola picada com azeite, assim que a cebola murchar acrescente os cogumelos cortados, refogue ate que fiquem macios, tempere com sal e pimenta.
5. Acrescente o linguine (já escorrido) mexa e vá acrescentando aos poucos a água reservada do cozimento, até obter a cremosidade desejada.
Obs: os medalhões foram comprados prontos, foram selados na frigideira por 1 minuto de cada lado e depois finalizados no forno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário